O que é?

Paulo Palma Beraldo

O  site De Olho no Campo existe desde 2014. Ele foi feito pensando em ser meu projeto de conclusão de curso. Sou repórter do jornal Estado de S. Paulo e mantenho este site como um projeto paralelo. 

Por ter passado boa parte da vida no campo, sempre estive ligado ao universo rural. Unir jornalismo e agricultura foi uma escolha desde os primeiros anos da universidade. 

Em 2017, veio a confirmação de que este é o setor em que quero atuar cada vez mais: fui selecionado para representar o Brasil no Youth Ag-Summit, uma cúpula mundial que apresentou 
soluções para o combate à fome, inovações e sustentabilidade no campo. Estive lá ao lado de outros 99 jovens do mundo todo. 


Durante a graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), fiz estágio na assessoria de comunicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de SP (Fetaesp) e no departamento de comunicação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), o principal centro de pesquisas agropecuárias do Brasil. 

Ainda na faculdade, recebi uma bolsa para estudar na Universidad de Santiago (Usach), no Chile, por um semestre, e também fui bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP por um ano

Premiações. Pelo meu trabalho jornalístico, recebi nove prêmios: o Novos Talentos do Jornalismo (2012), o Massey Ferguson, em (2013, 2014 e 2016), o da Abag-RP (2013 e 2016) e o da Cooperativa Comigo (2016). Em 2017, fui vencedor do Prêmio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) por uma matéria publicada no De Olho no Campo


Pela participação no Youth Agriculture Summit, dei entrevistas a veículos como SBT, TV Brasil, Canal Climatempo, TV TerraViva, Canal do Boi, Notícias Agrícolas, Agência EFE (a maior da Espanha), Unesp Agência de NotíciasJornal da Cidade, Jornal DebateRevista A Lavoura, o Jornal Hurryiet (o mais influente da Turquia). 

Também escrevi uma reportagem no jornal O Estado de S. Paulo sobre o Youth Ag Summit. 


Em entrevista ao programa TerraViva Sustentável. 

Por que mais um site?
O setor agropecuário é um dos mais importantes da economia do país. A maior parte dos objetos do dia a dia das pessoas veio de uma propriedade rural. A madeira da mesa da cozinha, o algodão da roupa, o arroz e o feijão de cada dia, o tomate da pizza e a carne do churrasco, sem falar da "cervejinha". Mas falta uma visão integrada de todo o setor e muitas notícias passam despercebidas na correria do dia a dia, sem que haja aprofundamento ou contextualização. O De Olho no Campo visa contribuir com o setor gerando informação de qualidade sobre a agropecuária. 

Como funciona?
Muitos dizem que a internet é local para textos curtos. Aqui, haverá os dois: textos curtos e textos amplos, sobre diversos temas que interessem ao universo rural. A organização do site é a seguinte: de segunda à sexta, haverá matérias mais corriqueiras e, aos finais de semana, esporadicamente há materiais especiais como entrevistas e reportagens mais abrangentes. 

Várias matérias serão reproduzidas de instituições e entidades do agronegócio como Embrapa, Esalq, Ministério da Agricultura, Cepea e outros. A maior parte das fotos dessas matérias acompanham as postagens originais e têm os devidos créditos dos fotógrafos. Se você quiser que alguma foto seja removida deste site, entre em contato. 

Objetivo
O objetivo deste site é divulgar, gerar discussões, debates e proporcionar um maior entendimento do setor agropecuário, um dos mais importantes do Brasil. A ideia é mostrar a força e a importância do campo na vida das pessoas e trazer informação jornalística e de serviços para os leitores.

Conversas com quem conhece a realidade do setor
De olho no campo terá entrevistas com pessoas que trabalham no universo rural, desde profissionais dos canais de TV, dos jornais que cobrem a área a agricultores, pecuaristas, agrônomos, zootécnicos, engenheiros agrônomos, pesquisadores, fotógrafos, expositores, locutores de leilões e quem mais viver desse setor. 

Além disso, o De Olho no Campo valoriza a história das pessoas que fazem parte do universo rural.  Por isso, qualquer história que se relacione de alguma forma com o mundo rural interessa a esse site. 


Missão
Auxiliar na construção do conhecimento para todos que se interessam pelo mundo rural e demonstrar a importância da agropecuária na vida cotidiana de todos.

Visão
Tornar-se uma referência em informação sobre o mundo rural na Internet, oferecendo conhecimento para todos que buscam informações sobre agropecuária.

Valores
Competência
Compromisso com a verdade
Ética
Integridade
Respeito pela diversidade de opiniões

Postagens mais visitadas