'Brasil perde se não atuar na defesa do Meio Ambiente', diz Eduardo Assad

Foto: Lilian Alves/Embrapa
Paulo Beraldo

Para o engenheiro agrônomo Eduardo Delgado Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1987, o Brasil precisa atuar na defesa do meio ambiente e promover de maneira mais incisiva o desenvolvimento sustentável. Na avaliação do especialista, com a nova gestão ministerial, liderada por Ricardo Salles, essas discussões perderam espaço.  

"É uma área que estávamos liderando, éramos protagonistas. O Brasil perde se não atuar na defesa do meio ambiente. E não é um assunto apenas ambiental, é econômico também", disse em entrevista ao De Olho no Campo. 

Assad atua nas áreas de agroclimatologia e sensoriamento remoto e integra o comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Também coordenou o Programa Nacional de Pesquisa de Recursos Naturais dos Cerrados e do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). 

Na sua opinião, é necessário haver mais diálogo e sinergia entre o setor agropecuário e ambientalistas. "É preciso sentar e conversar, afastar os radicais. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, faz isso. Ela ouve, conversa, tenta estabelecer consensos. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, também. No Meio Ambiente, isso não acontece", criticou. 

Sobre o discurso crescente de que não há aquecimento global, fomentado inclusive por integrantes do governo, Eduardo Assad diz que não se trata de crença. "Não é acreditar. São números, fatos e resultados que mostram temperaturas subindo, problemas seríssimos de alteração climática e perdas importantes em produções agrícolas". 

Plantação de soja, principal commodity produzida pelo Brasil.  Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Veja outras entrevistas feitas pelo De Olho no Campo