Três torrefadoras de café concentram 50% das vendas no Brasil

EMBRAPA - De cada três xícaras consumidas no mundo uma é brasileira. Entretanto, o mercado brasileiro do produto industrializado tem se mostrado cada vez mais concentrado: atualmente, as três maiores empresas do setor que operam aqui são responsáveis por mais de 50% das vendas. 

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Para as pequenas e médias torrefadoras que beneficiam e vendem o café ‘tradicional’, o desafio para atuar nesse mercado altamente competitivo e acirrado é cada vez mais difícil.

De outro lado, existe um nicho que tem paulatinamente crescido e prosperado no nosso País: o das microtorrefadoras artesanais que trabalham com microlotes cuidadosamente selecionados e processados, o que resulta em um produto de melhor qualidade e com agregação de valor. 

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Trata-se de um nicho que não é atendido pelas grandes empresas, pois as pequenas e médias torrefadoras fornecem grãos diretamente para cafeterias e também vendem seus produtos diretamente para o consumidor final por meio das mídias sociais e internet. Assim, enquanto as estatísticas demostram que está havendo redução no número das grandes torrefadoras nas últimas duas décadas, as microtorrefadoras artesanais têm crescido a cada ano no atendimento desses segmentos de mercado. 

Esses dados e análises do mercado de café das grandes, médias e pequenas empresas, entre várias outras análises da produção e consumo no contexto da conjuntura nacional e mundial da cafeicultura, constam do Relatório Internacional de Tendências do Café

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Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo