De Olho no Campo é ganhador do prêmio de jornalismo da Abear

SÃO PAULO - Em seu quarto ano de atividade, o De Olho no Campo participa de mais um prêmio de abrangência nacional. A reportagem "Com leve retomada da economia, transporte aéreo de cargas dá sinais de melhora em 2017" foi a vencedora na categoria de cargas do 5º Prêmio Abear de Jornalismo, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas. 

A cerimônia de premiação contou com os principais líderes da aviação nacional e jornalistas de todo o País em evento no hotel Gran Mercure, em São Paulo. 

- Confira a reportagem

Ao lado do De Olho no Campo estiveram importantes meios de comunicação nacionais como Rede GloboRecord TV, jornal O Estado de S. Paulo, GloboNews e Rádio Jovem Pan, entre outros. Os trabalhos concorreram nas categorias Cargas, Competitividade, Experiência de Voo ou Inovação e Sustentabilidade, em Imprensa Setorizada e no Especial de Fotojornalismo. No total, foram 176 matérias, recorde de inscritos. 



Entenda. Os primeiros meses de 2017 deram novo fôlego para o setor de transporte aéreo de cargas, que amargou quedas consecutivas em 2014, 2015 e 2016. A reportagem mostra como essa melhora impactou os números do setor neste ano. Além disso, visitou o aeroporto de Viracopos, o principal terminal de cargas do Brasil, para acompanhar os procedimentos de embarque e recebimento de mercadorias.  

Reportagem foi ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, acompanhar o embarque e o recebimento de cargas. Foto: Paulo Palma Beraldo
Outros. Em 2016, o editor do blog, Paulo Palma Beraldo, foi premiado na categoria Estudantes do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, o mais importante do agronegócio brasileiro. Na época, a reportagem "Adido agrícola: o trabalho de romper fronteiras entre nações e abrir as portas do agronegócio mundo afora" ouviu adidos estrangeiros no Brasil, de países como França, Estados Unidos e Chile. Ele também venceu o prêmio em outras duas ocasiões, em 2013 e 2014. 

Ainda em 2016, Paulo foi premiado na categoria Estudante do Prêmio de Jornalismo da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). Na ocasião, fez uma reportagem sobre a feira Tecnoshow Comigo, a mais importante do Centro-Oeste brasileiro. 

Congresso internacional. Em 2017, Paulo foi um dos cinco brasileiros selecionados para representar o Brasil em uma Cúpula Mundial na Bélgica com o objetivo de apresentar soluções para a fome no mundo. Ele foi eleito um dos 100 jovens de 49 países que apresentaram ideias para o 3º Youth Agriculture Summit.