Cientistas extraem fibras da celulose para novos materiais

EMBRAPA - A Embrapa Agroenergia (DF) desenvolveu métodos de extração de fibras nanométricas da celulose que podem dar propriedades diferentes a materiais já utilizados na indústria ou criar novos. Os cientistas conseguiram, por exemplo, utilizar essas nanofibras para reforçar a borracha natural. 

++ Com matéria sobre cargas, De Olho no Campo vence prêmio nacional de jornalismo

As primeiras características dessas nanofibras que chamam a atenção estão relacionadas à sustentabilidade: são biodegradáveis e, uma vez que são extraídas da celulose de plantas, têm origem renovável. Elas apresentam cor branca ou aspecto transparente, resistência à tração (a ser esticada) e a alta área de superfície. Essas características podem ser transferidas a materiais a que elas são adicionadas.

A alta área de superfície é uma propriedade que facilita a adesão de partículas – um medicamento, por exemplo. Já a resistência à tração faz com que o material não seja “esticado” tão facilmente. Era principalmente esta característica de resistência que os cientistas buscavam com a adição de nanofibras à borracha natural. 

“Nós comprovamos, por microscopia, ensaios mecânicos e outros métodos, que a borracha se adere à nanofibra de celulose, resultando no efeito de reforço”, conta o pesquisador da Embrapa Agroenergia Leonardo Fonseca Valadares, que está à frente do trabalho. 

Leia mais: Embrapa
Foto: Zineb Bencheckhou/Embrapa Divulgação