Cecafé comemora 20 anos com jantar na tradicional Sala São Paulo

Coffee Dinner & Summit teve presença de governadores, associações setoriais do Brasil do exterior e destacou sustentabilidade da produção cafeeira

Jantar de comemoração dos 20 anos do Cecafé na Sala São Paulo. Foto: Cecafé/Reprodução

Paulo Beraldo

SÃO PAULO - Com o tema 'Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade', o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) promoveu um jantar na capital paulista para a comemoração de duas décadas da instituição e para debater temas importantes do setor, como a busca por uma produção sustentável. Participaram do encontro dois governadores - de Minas Gerais e do Espírito Santo -, autoridades públicas, exportadores, produtores rurais, cooperativas e outros integrantes da cadeia do café. A cerimônia ocorreu na Sala São Paulo, cartão postal da cidade construída na antiga Estação Júlio Prestes.

Em seus discursos, as autoridades ressaltaram a importância do café, exaltaram os números do setor - que impacta oito milhões de pessoas no Brasil - e também falaram de desafios da cadeia produtiva.  
O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, lembrou que o Brasil tem produzido café de alta qualidade em abundância e com sustentabilidade, e destacou que o objetivo é atingir 40% do café consumido no mundo. "Temos competência para isso", afirmou. Carvalhaes afirmou que o setor deve estar atento às novas formas de consumo e ao potencial da crescente demanda dos países asiáticos, aprimorando a comunicação institucional e fortalecendo parcerias com compradores históricos. 

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, destacou o aumento da busca por qualidade na produção cafeeira. Também defendeu a busca da agregação de valor e investimentos em tecnologia para aprimoramento da produção. Junqueira reforçou a necessidade de o setor privado andar junto com o Estado, que deve ser "mediador" e "facilitador" dos investimentos. 

Foto: Cecafé/Reprodução


Liderança
Já o deputado Evair de Melo (PP-ES), um dos líderes da Frente Parlamentar Agropecuária, disse que é o momento do Brasil liderar a cafeicultura mundial. "O Brasil precisa ser o grande líder da pesquisa, da ciência, da tecnologia, da inovação, do comércio no café. O mundo precisa de nós", afirmou, pedindo apoio dos empresários e cafeicultores para resolver desafios da política que impactam o setor, como a desburocratização tributária. 

Na avaliaçaõ do presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), o êxito do café brasileiro, que é comercializado para pelo menos 149 países, passa também pelo Cecafé. "O sucesso do Cecafé é o nosso sucesso como produtor. Não adianta produzir se não tivermos exportação. Esse conjunto que compõe a cadeia do café - além dos produtores rurais, empresas de torrefação, de moagem, de café solúvel e exportadores  - é que realmente faz com que nossos produtos tenham vazão", disse. 

Marcos Montes, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, em sua rápida fala, disse que a cafeicultura nacional tem avançado nos últimos anos. "Tem demonstrado (desenvolvimento) tanto do lado da produtividade como na área social, que é o mais importante nessa cadeia". 

No ano safra de 2018-2019, o Brasil exportou 34 milhões de sacas de café, aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.