Com aplicativo, Abic quer aumentar consumo de café e promover 'educação' dos consumidores

SÃO PAULO - A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) lançou o aplicativo De Olho no Café, uma plataforma que permite ao usuário descobrir por meio de seu celular as certificações e qualidades que cada marca de café possui. O aplicativo é grátis.

Para usá-lo, basta baixar, instalar e então colocar a câmera para escanear o código de barras de um produto. Também é possível digitar o código pelo teclado do aparelho. 

Em conversa com o De Olho no Campo, o diretor da Abic, Nathan Herszkowicz, afirma que o aplicativo tem o objetivo de estimular o consumo de cafés no País e de aumentar a quantidade de informação disponível.


"Nós fazemos um monitoramento em milhares de cafés por ano. Se o produto está cadastrado, abre a possibilidade de o consumidor conhecer as características sensoriais como o corpo e o aroma antes de comprar", diz ele. O aplicativo também permite avaliar os cafés com notas de 1 a 5. Assim, outros consumidores podem ver a "nota" daquele produto.

"É uma forma de 'educar' o consumidor sobre a bebida com informações passadas de uma forma lúdica. Acredito que isso contribui para o consumo de café e para a educação do consumidor", afirma Herszkowicz.