Sistemas ILPF ganham software para manejo de precisão de árvores

EMBRAPA - Produtores rurais contam agora com uma ferramenta para manejo de árvores plantadas em áreas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). 

Pesquisadores da Embrapa Florestas (PR) desenvolveram a série SisILPF, softwares que simulam o desempenho de plantios de acordo com a realidade de cada produtor, permitindo que ele escolha como manejar as árvores do sistema da forma mais adequada aos seus objetivos. O SisILPF está disponível para as principais espécies de pínus e eucalipto e versões do software para cedro-australiano, mogno-africano e teca estão em fase de finalização.

A tecnologia compõe a família SIS, softwares usados em larga escala em plantios florestais homogêneos. “Os softwares SisILPF visam dar suporte às atividades de manejo de precisão, análise econômica e planejamento do componente florestal em sistemas ILPF”, explica o pesquisador da Embrapa Florestas Edilson Batista de Oliveira.

Para diferentes condições de clima e solo, os usuários podem testar todas as opções de manejo do componente arbóreo da ILPF, fazer previsões de produção florestal presente e futura, efetuar análises econômicas e decidir sobre a melhor alternativa para conduzir seu plantio florestal em sistema de integração. 

Foto: Katia Pichelli/Embrapa