Centro de bovinocultura de corte é inaugurado em MS
CNA - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Campo Grande (MS) na última semana o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.
O local auxiliará na formação de mão de obra qualificada para o setor produtivo. Com infraestrutura moderna, a unidade de educação profissional e tecnológica vai disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinocultura de corte, que hoje tem processos com elevado nível de sofisticação e requer profissionais cada vez mais capacitados.
Ao discursar na cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, justificou a escolha de Mato Grosso do Sul como sede do centro pelo fato de o estado estar no Centro-Oeste, que tem 34% dos bovinos do país e um rebanho “da mais alta qualidade”.
Desta forma, reforçou, a região precisará de profissionais capacitados para que a pecuária brasileira seja cada vez mais competitiva e continue sendo “uma das mais modernas do mundo”. “O que estamos inaugurando aqui é pra suprir as necessidades dos produtores rurais porque precisamos de mão de obra altamente qualificada”, enfatizou.
Neste contexto, Martins destacou o papel da assistência técnica para o crescimento ainda maior da agropecuária. Segundo ele, com a assistência técnica do Senar, a ideia é incluir nos próximos anos mais 500 mil produtores na classe média rural para que eles produzam em escala comercial e obtenham mais renda.
“Ou levamos assistência técnica para o produtor rural ou nunca vamos ter o que o país precisa. Hoje 300 mil produtores rurais produzem 80% da produção brasileira e 4,2 milhões têm 14% da produção. Isso não pode continuar. Então é com assistência técnica que nós vamos criar uma nova classe média rural no Brasil. É a única maneira que temos de levar tecnologia ao produtor rural”, ressaltou.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Saito, lembrou que o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com 218 milhões de cabeças. Destacou, ainda, o trabalho institucional para o crescimento da agropecuária. “Sem instituições fortes, não há crescimento sólido e sustentável”.
Centro - O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é o segundo do País especializado em uma cadeia produtiva específica. O primeiro Centro de Excelência é voltado para a fruticultura e fica localizado no Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA), por conta da vocação daquela região para a produção de frutas. O terceiro centro será em Varginha (MG) para atender as demandas da produção de café brasileira.
Mato Grosso do Sul foi escolhido para a construção devido à vocação para a pecuária. O Estado possui o 4º maior rebanho do País e é referência para o mercado interno e externo em produção bovina, além de ser caracterizado por um elevado nível de tecnificação.
O Centro de Excelência de Campo Grande será referência para todo Brasil e oferecerá, inicialmente, o curso Técnico em Agropecuária com a especialização técnica em Bovinocultura de Corte, com carga horária total de 1.760 horas. As atividades começarão no segundo semestre de 2018.
A área do Centro é de, aproximadamente, 1.950 m² distribuídos em sete blocos e uma configuração modular, com laboratórios didáticos e de informática, área de convivência e outros departamentos, levando em consideração a acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais. O prédio fica localizado junto à Embrapa Gado de Corte.
Fonte: CNA