IAC desenvolve primeira tangerina brasileira

IAC - Após 20 anos de pesquisa, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) lançou a primeira cultivar de tangerina 100% brasileira, a IAC2019 Maria. Apesar de as tangerinas formarem o grupo mais importante de frutas de mesa consumidas no mercado nacional, até então tudo que se vende nas gôndolas são cultivares introduzidas no Brasil ou originadas de mutação. A IAC 2019Maria resulta de melhoramento genético convencional, isto é, não se trata de cultivar transgênica. 

O principal destaque desta nova cultivar é a resistência à mancha marrom de alternaria (MMA), uma doença específica das tangerinas, que reduz significativamente a produção do pomar. Com essa característica de resistência, a IAC 2019Maria causa menor impacto ambiental, por diminuir ou até eliminar a necessidade de pulverização, e reduzir os custos de produção, além de melhorar a qualidade do fruto. Além dessas vantagens, suas características, como menor número de sementes, coloração intensa e tamanho do fruto, agregam valor ao fruto.

A cultivar produz de 2 a 3 caixas de 40,8 kg, por planta, com frutos de maior calibre, o que valoriza o produto. A planta também tem menor porte, o que permite mais árvores por hectare. A nova tangerina foi testada de Norte a Sul do Estado de São Paulo, incluindo os municípios de Cordeirópolis, Colina, Bebedouro, Matão, Itapetininga, Capão Bonito, Buri e Botucatu. Ela se adapta muito bem a todas as condições paulistas.

Fonte: Instituto Agronômico de Campinas

Foto:  Instituto Agronômico de Campinas