Consórcio com gliricídia dobra produtividade de milho

EMBRAPA - Experimentos recentes realizados pela Embrapa no Semiárido sergipano mostraram aumento da produção de milho quando cultivado em consórcio e adubado com biomassa da leguminosa Gliricidia sepium. 

Mesmo nas regiões em que as chuvas são escassas, a introdução da leguminosa aumentou em até 100% a produção sem o uso de fertilizante mineral.

A gliricídia tem demonstrado grande potencial como fornecedora de nitrogênio ao solo, podendo substituir total ou parcialmente o uso de fertilizantes nitrogenados. Vinda do México e América Central, essa planta possui elevada concentração de nitrogênio nas folhas e permite a fixação simbiótica desse nutriente ao solo por meio de bactérias existentes em suas raízes.

Trabalhos  desenvolvidos nos últimos anos por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE) têm reforçado essa capacidade da leguminosa de melhorar a fertilidade e fixar nitrogênio ao solo.

A gliricídia apresenta teores de proteína em torno de 23% e produz até 70 quilos de matéria verde por ano. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Cristiane Otto de Sá, a gliricídia é uma espécie de “ouro verde” para as regiões secas. “Ela é resistente a esse clima rigoroso e pode ser usada para recuperar e manter a temperatura do solo, além de servir como cerca viva. Na alimentação de ovinos e bovinos, situações em que é altamente recomendável, essa leguminosa consegue reduzir em 70% o uso do farelo de soja, que representa elevado custo na ração animal.”

Fonte: Embrapa
Foto: Fernanda Birolo/Embrapa