Embrapa recomenda cultivar de pomelo para plantio irrigado

EMBRAPA - A cultivar, de origem norte americana e de nome 'Flame', tem sido avaliada em áreas experimentais da Embrapa desde 1996. Em condições irrigadas e num espaçamento de 6 m x 4 m, alcança produções que variam entre 35 e 40 toneladas/hectare de frutos arredondados com peso em torno de 350g, casca lisa com uma coloração rosada intenso e polpa avermelhada.

A recomendação dessa espécie de citros também conhecida como “grapefruit” é resultado de estudos que envolveram pesquisadores de duas Unidades - a Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas (BA) – com o objetivo de ampliar as alternativas para diversificação da fruticultura no Semiárido.

A viabilidade técnica do plantio comercial dessa cultivar se deu no contexto de avaliações de várias espécies de citros (laranjas, limões, limas, tangerinas e pomelos) nas condições irrigadas e ambientais do Submédio do Vale do São Francisco. O pomelo ainda é pouco plantado e conhecido no país. No mercado interno costuma aparecer entre os meses de maio a agosto. O sabor ácido e ligeiramente amargo faz com o seu destino seja o processamento nas indústrias de sucos, geleias, doces e cosméticos. 

É o caso, por exemplo, das safras colhidas no Rio Grande do Sul (RS): os frutos praticamente não tem consumo in natura. Situação inversa acontece nos mercados da China, Estados Unidos, México, África do Sul, Turquia e Israel, onde parte expressiva da comercialização é para o consumo in natura.

Fonte: Embrapa
Foto: Débora Bastos/Embrapa