Genética aumenta 35% produtividade do feijão-carioca

EMBRAPA - Nos últimos 40 anos, o Brasil reduziu em 30% sua área plantada de feijão, mesmo assim, a produção no período aumentou 35% atingindo as três milhões de toneladas atuais. O ganho se deve ao incremento da produtividade das lavouras, que, em parte, é atribuído ao uso de novas variedades. 


No caso do feijão-carioca, o mais cultivado no País, estima-se acréscimo de 17 quilos por hectare ao ano exclusivamente devido à utilização de plantas geneticamente superiores. Essa informação é de um estudo da Embrapa que avaliou a eficiência de seu programa de melhoramento de feijão. 

Considerando todo o período do estudo de 22 anos, o avanço da produtividade representa um aumento acumulado de 380 quilos por hectare, ou o equivalente a praticamente um terço da produtividade média nacional, que é de 1.354 quilos por hectare.

A Embrapa já lançou mais de 20 cultivares de feijão-carioca para o País. A leguminosa é cultivada ao longo do ano por pequenos, médios e grandes produtores, em ecossistemas subtropical e tropical, como Cerrados, Mata Atlântica e Semiárido. O Brasil é um dos maiores países produtores e consumidores de feijão ao lado da Índia, Myanmar, China, Estados Unidos e México.

Fonte: Embrapa
Foto: Sebastião Araújo/Embrapa