No Pantanal, moringa e mandioca substituem milho e soja na alimentação de galinhas

O uso do milho e do farelo de soja na ração de galinhas, comum em outras partes do Brasil, é mais difícil no Pantanal do Mato Grosso do Sul. 

Logística de transporte, custos de importação, chuvas irregulares e ataque de predadores nas lavouras, como periquitos e outros pássaros, inviabilizam o uso desses insumos básicos.

Por isso, pesquisadores da Embrapa Pantanal (MS) desenvolveram uma alternativa para facilitar a alimentação dos animais no bioma: a ração feita de moringa e mandioca, que pode substituir cerca de 50% do milho e do farelo de soja da alimentação tradicional, oferecendo bons resultados de engorda a custos menores para pequenos produtores.

Os estudos que levaram ao desenvolvimento dessa alternativa tiveram início em 2013, quando os pesquisadores da Embrapa Raquel Soares e Frederico Lisita discutiram formas de alinhar as necessidades nutricionais dos animais da região aos recursos disponíveis. Os cientistas concluíram que esses alimentos poderiam nutrir as galinhas de maneira semelhante ao milho e à soja. 

A mandioca é naturalmente cultivada em abundância no bioma pantaneiro; já a moringa tem múltiplos usos: além de nutritiva, pode servir como pasto apícola e apresenta boa adaptabilidade às condições ambientais locais.

Saiba mais: Embrapa
Foto: Nicoli Dichoff/Embrapa