Federação dos Cafeicultores do Cerrado premia melhores cafés da Safra em evento marcado pela emoção

Emoção foi a palavra chave no V Prêmio Região do Cerrado Mineiro. A noite de 10 de novembro premiou os melhores cafés da safra, revelando os produtores dos melhores lotes. 

Os campeões tiveram notas expressivas ultrapassando os 90 pontos em qualidade. A cerimônia de premiação foi realizada em Uberlândia e reuniu cerca de 450 pessoas de todos os elos da cadeia do café, concretizando um dos pilares da Federação dos Cafeicultores do Cerrado: conectar as pessoas do mundo do café.

O prêmio é dividido em duas categorias: natural e cereja descascado. Foram provadas 200 amostras até que se chegasse aos 20 melhores cafés cereja descascado e os 30 melhores naturais. 

Na categoria cereja descascado mais uma vez foram os décimos que decidiram as colocações. No primeiro lugar, um feito inédito. Primeiro o filho foi campeão da mesma categoria em 2013, Lúcio Velloso; agora, o pai alcançou o feito, Fausto Velloso da Fazenda São Luiz, em Carmo do Paranaíba. 

O café da variedade Catuaí Vermelho obteve 89,08 na avaliação sensorial. Nos critérios ético e rastreável a propriedade obteve 100% de aproveitamento. Destaque para o sabor melão, chocolate, limão, frutas vermelhas, cereja, caramelo, morango, frutado e biscoito maisena.

O campeão da Categoria Natural foi o estreante Evandro Sanchez da Fazenda Dois Irmãos, de Coromandel. A fazenda obteve 100% de aproveitamento nos critérios ético e rastreável e na avaliação sensorial, 90,29 pontos. O catuaí amarelo se destacou com sabor de caramelo, bala de laranja, pão de mel, frutas vermelhas, frutado, rapadura e baunilha.

Modelos de comercialização 
Mais uma vez os lotes foram comercializados em dois modelos. O primeiro foi o de venda antecipadas - a maior parte das sacas é vendida para o mercado interno para cafeterias e torrefações de várias partes do Brasil. 

A segunda forma de comercialização foi o leilão - neste ano, foram vendidas 856 sacas de 60 quilos de café, em 38 lotes. O Café Cajubá deu o maior lance do leilão, arrematando o campeão da categoria natural por R$ 2.549,00. 

A Terra Forte levou o maior número de lotes, 10 no total, seguido da Três Corações com 6 lotes. Ainda garantiram seus lotes as empresas: Stockler, Café São Gotardo, Expocaccer, Nutrade e Cafebras. 

O V Prêmio Região do Cerrado Mineiro movimentou R$ 873.696,80 com a venda dos lotes nas duas modalidades.