Embrapa é única brasileira entre as dez maiores depositantes de patentes em biotecnologia agropecuária no País

EMBRAPA - A Embrapa é a única instituição brasileira entre as dez principais depositantes de patente na área de biotecnologia agropecuária no Brasil. 

A constatação é um dos resultados da tese de doutorado da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luciana Harumi Morimoto Figueiredo, defendida em setembro no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (IB/UnB).  

A Empresa ocupa o sexto lugar no ranking dos principais depositantes de pedidos de patente brasileiros no setor agrobiotecnológico, com 11 documentos publicados no período de 2010 a 2016. No mesmo período, a Dow Agrosciences, líder do ranking, teve 76 pedidos publicados no Brasil nesse setor.

Como as patentes são ferramentas importantes para medir o nível de crescimento econômico do País, a tese teve como base a análise dos documentos de patente tanto para avaliar a posição atual do Brasil no setor biotecnológico agropecuário entre os anos de 2010 e 2016 quanto para analisar a situação do País com relação à geração de conhecimento e proteção de tecnologias relacionadas a algumas das principais plantas do Cerrado brasileiro com importância para a região Centro-Oeste – pequi, baru, mangaba e araticum.


Fonte: Embrapa
Foto: Embrapa/Divulgação