Encontro sobre segurança alimentar para 100 jovens líderes mundiais tem início em Bruxelas

Tem início esta semana a terceira edição do Youth Ag-Summit, com 100 jovens líderes de todo o mundo em busca de soluções para um dos maiores desafios da humanidade: alimentar uma população crescente, de forma sustentável. 

Organizada pela Bayer, juntamente com duas associações de jovens agricultores belgas, a Groene Kring (GK) e a Fédération des Jeunes Agriculteurs (FJA), o objetivo do Youth Ag-Summit, que acontece em Bruxelas, Bélgica, é abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável.

Durante esta semana, de 9 a 13 de outubro, os delegados de 49 países – de 18 a 25 anos – trabalharam juntos para criar soluções inovadoras que contribuam para superar os desafios globais de segurança alimentar, e que possam impulsionar o desenvolvimento agrícola em todo o mundo, além de colocarem em prática essas soluções em seus países.

Entre os jovens participantes, cinco são brasileiros. Com base nas suas experiências, esses jovens tiveram a oportunidade de compartilhar ideias e encontrar alternativas para a produção mundial de alimentos, juntamente com delegados de outras partes do mundo. 


"Este fórum proporciona novas possibilidades para enfrentar as questões da agricultura nos dias atuais e futuro. Acreditamos nesses futuros líderes que representam o Brasil e trazem para casa um aprendizado muito rico, que servirá não apenas para transformar suas vidas, mas também daqueles beneficiados com seus projetos", ressalta Paulo Pereira, diretor de Comunicação Corporativa da Bayer no Brasil.

Augusto Akira, Tamires Lacerda, Dirceu Ferreira (mentor),
Paulo Beraldo, Letícia Marques e Caio Cugler. 
"Para que os ODS da ONU sejam alcançados, todos precisam fazer sua parte. Ao inspirar nossa juventude a defender a ciência e a agricultura sustentável, esperamos contar com a criatividade das mentes brilhantes dos jovens para ajudar a resolver um grande desafio da sociedade", disse Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da divisão Crop Science. 

"O Youth Ag-Summit é sempre uma fonte de entusiasmo, pensamento criativo e inovação. Estou ansioso para ver os projetos que surgirão este ano", concluiu.

Os delegados do Youth Ag-Summit terão palestras com um grupo de especialistas inspiradores, dentre os quais a professora Louise O. Fresco, presidente da Wageningen University & Research, Caleb Harper, diretor da iniciativa Open Agriculture (OpenAG), do MIT Media Lab e Hugh Evans, CEO do Global Citizen.

Além das conversas para despertar a criatividade, os jovens fizeram um tour em instituições da União Europeia, se reuniram com políticos europeus e visitarão uma das áreas de agricultura inovadora e sustentável da Bayer. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer ações de sustentabilidade em organizações como o Rabobank, a CropTrust, a Thought for Food, a BioBest, a Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas, o VIB - o Instituto Flemish de Biotecnologia, a Inagro, a Universidade de Gand e o grupo Ahold Delhaize.

Ao falar sobre a parceria com a Bayer, Giel Boey, presidente nacional da Groene Kring, disse que a GK "está muito satisfeita por ser co-anfitriã desse evento que dá aos jovens a oportunidade de colaborar e agir em busca de soluções para a agricultura sustentável, pois em vez de apenas pensar, estarão fazendo".

"Precisamos restaurar a conexão entre aqueles que produzem nossos alimentos e os que os consumem. Estamos orgulhosos por sermos co-anfitriões deste ano, e certos de que o trabalho dos delegados terá impacto positivo em suas comunidades e arredores", acrescentou Guillaume Van Binst, secretário-geral da Fédération des Jeunes Agriculteurs.

Ao longo da semana, os jovens desenvolveram "Projetos de Busca por Mudança", ideias concretas para ajudar a alcançar os ODS da ONU em suas comunidades e países. Após um processo de argumentação, as melhores ideias foram selecionadas para receber financiamento e desenvolvimento futuro pela Bayer.