Aplicativo ajuda a manejar plantas forrageiras para alimentar rebanho

EMBRAPA - Como administrar a reserva de alimentos para os rebanhos ao longo do ano? Como tomar decisões para inserir animais em áreas de pastagens ou efetuar descartes caso a reserva não seja suficiente? 

Para ajudar produtores rurais e técnicos a encontrarem respostas ágeis e confiáveis para questões como essas, a Embrapa lança um aplicativo para telefones celulares que ajudará nos cálculos de orçamentação forrageira, ajudando a administrar a reserva de alimentos nas propriedades e colaborando para as tomadas de decisão sobre os rebanhos. Após o lançamento, o aplicativo estará disponível, em download gratuito, no Google Play, para usuários de telefones com o sistema Android.

A orçamentação forrageira já era praticada por produtores com uso de ferramentas como uma planilha manual desenvolvida pela Embrapa. Mas, segundo a zootecnista Ana Clara Cavalcante, pesquisadora da área de Forragicultura e Pastagens da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE), houve demanda do setor produtivo por uma forma de facilitar e agilizar os cálculos necessários para a orçamentação.

Fonte: Embrapa
Foto: Adilson Nóbrega/Embrapa