Índia abre mercado para maçã fresca do Brasil

A Índia autorizou a importação de maçã do Brasil por meio de tratamento a frio. Desta forma, o governo brasileiro vence mais uma barreira que possibilita a certificação fitossanitária das exportações brasileiras de maçãs à Índia.

A negociação com os indianos durou vários anos e envolveu, além do Mapa, o Ministério das Relações Exteriores e produtores brasileiros.

Antes desta nova regulamentação, havia o requisito de tratamento pré-embarque com brometo de metila, substância potencialmente danosa ao meio ambiente e de uso restrito a determinadas situações.

Autorização. O Brasil já exportava maçãs para a Índia, mas dependia de autorização daquele país para aplicar o brometo de metila no destino. A autorização era renovada anualmente e trazia insegurança para os exportadores.

“Já em 2018 a Índia será o maior destino de nossas exportações de maçãs frescas”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque. Nos últimos anos, o principal destino das maças brasileiras foi Bangladesh. 

Os principais compradores são Bangladesh - em média 35% do volume total exportado -, Irlanda, Portugal, Reino Unido, França, Rússia e Espanha. 

Produção. A produção brasileira safra 2016/2017 foi de 1,3 milhão de toneladas. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes produtores de maçãs, seguidos pelo Paraná. A região Sul produz 98% da safra nacional da fruta.

Foto: Viviane Zanella/Embrapa