Valinhos sediará exposição nacional de ovinos

Evento, que ocorre de 3 a 8 de outubro, terá 800 animais e espera 60 mil pessoas

A cidade de Valinhos, a 75 quilômetros de São Paulo, reunirá em outubro cerca de 800 ovinos de mais de 60 cabanhas de diversos estados, com destaque para os animais das raças Dorper e White Dorper, de origem sul-africana.

Essas duas raças têm crescido por reduzir os custos de produção dos criadores e ter boa qualidade. São animais rústicos, precoces, férteis e que possuem rendimento de carcaça acima da média. As raças estão há 17 anos no Brasil e têm 160 mil animais registrados. 

“A ovinocultura está numa crescente em relação ao consumo, investidores e rebanho. Há grande procura por material genético de qualidade, especialmente das raças Dorper e do White Dorper, que estão ramificadas em quase todo o território nacional”, diz  o zootecnista da Cabanha Interlagos, também de Valinhos, e membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Dorper e White Dorper .

O evento contará com  workshops, balcões de negócios, premiação dos melhores animais, leilões de ovinos, shows e circuito gastronômico, com cursos ministrados por 27 chefs de cozinha. 

A promoção da 1ª ExpoAgro e da 11º Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper é uma iniciativa da ABCDorper e da empresa Monte Cogumelos, com apoio da Prefeitura de Valinhos.