Produção orgânica de milho tem destaque em Minas Gerais

EMBRAPA - Uma empresa da região central de Minas Gerais vem disponibilizando uma variedade de milho com foco no mercado brasileiro de produtos orgânicos. 

O segmento está em crescente expansão - movimenta cerca de US$ 43,3 bilhões nos Estados Unidos e US$ 31,1 bilhões na Europa, principais consumidores de alimentos livres de agrotóxicos.

“O Brasil tem competência técnica e forte participação nos mercados internacionais de soja e milho convencionais. Em se tratando de orgânicos, se superados os gargalos de produção, poderíamos assumir uma posição de protagonismo no cenário mundial”, descreve Carlos Thomaz Lopes, sócio-gerente da empresa Grãos Orgânicos, licenciada da Embrapa para a produção da cultivar de milho BRS Caimbé.

Em se tratando de milho, o empresário afirma que a área plantada estimada está em 3.300 hectares, o que representa apenas 0,018% das lavouras ocupadas pelo cereal no País. “Nos Estados Unidos, essa relação é 10 vezes maior. No Brasil, o avanço da produção de grãos orgânicos ainda enfrenta resistência por receio dos produtores em relação à conversão da produção convencional para o modelo orgânico”, explica.

Fonte: Guilherme Viana/Embrapa Milho e Sorgo
Foto: Guilherme Viana/Embrapa Milho e Sorgo