Cepea passa a divulgar preços de cordeiro em 7 estados

CEPEA - A cadeia de ovinos é a mais nova a ser divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea, da Esalq/USP. 

Os primeiros levantamentos do mercado começaram em setembro de 2015 e a divulgação de preços será feita no site do Cepea a partir de junho de 2017.

Todos os meses, o Cepea levanta preços do quilo do cordeiro vivo com produtores de corte, de reprodução (cabanhas) e frigoríficos. Os dados vêm de 7 estados: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Detalhes da metodologia podem ser vistos neste link.

MERCADO BRASILEIRO – Em 2015, o IBGE apontava o rebanho nacional de aproximadamente 18,4 milhões de cabeças de ovinos. O consumo de carne de ovinos tem aumentado principalmente nos grandes centros. O produto tem ganhado espaço em restaurantes e churrascarias. A produção brasileira de ovinos, no entanto, ainda não abastece o mercado doméstico com eficiência e qualidade. 

Um dos maiores problemas é a falta de regularidade da oferta, que dificulta a formação de escalas de abate. Em 2016, o Brasil importou cerca de 5 mil toneladas da carne de ovinos somente do Uruguai, segundo dados da Secex. 

Fonte: Cepea
Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo