A sustentabilidade da Natura em 2050 será tema de palestra no V SIM

Discutindo a sustentabilidade no agronegócio e em grandes empresas ligadas ao setor, o V SIM – Simpósio de Agronegócio e Gestão – realizado semestralmente pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), acontecerá nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro. 

Entre os docentes, profissionais e pesquisadores de carreiras renomadas que se apresentarão no palco do Pavilhão de Engenharia da ESALQ, está Bruno Bidoia, que ministrará palestra sobre “A visão de sustentabilidade 2050 da Natura”.

Cientista Social graduado pela UNESP com especialização em Gestão Estratégica de Empresas pela UNICAMP, Bidoia atua na Natura desde 2010, e coordena a estratégia e os indicadores de impacto social da empresa, com foco em colaboradores, consultoras, consumidores, fornecedores e comunidades. “Quero mostrar ao público como a Natura enxerga o papel da Sustentabilidade frente à sua atuação”, conta.

Com foco no Pilar Social, o Gestor explicará quais são os “principais desafios e projetos da empresa atualmente”. Como exemplo prático, Bidoia explanará “sobre o desenvolvimento territorial na Amazônia com mensuração do impacto social”, comenta.

Bruno Bidoia é apaixonado por investigar o papel das empresas no desenvolvimento do ser humano e da sociedade. Em sua carreira, já trabalhou com processos de gestão e governança, com resíduos sólidos, com educação para a sustentabilidade, com planejamento estratégico e com gestão de recursos humanos.

“Ainda na graduação em Ciências Sociais, sempre me inquietou o fato das empresas conseguirem ter grandes impactos na sociedade, muitas vezes acelerando e ocasionando transformações, tanto positivas como negativas”, explica.

Para um futuro sustentável, Bidoia aponta que é fundamental a empresa possuir uma visão clara - conectada com seu core business - de onde quer chegar e do que quer construir, ainda que com o passar do tempo esses princípios forem sendo aperfeiçoados. “Essa visão deve ser construída em conjunto com a alta liderança da empresa que depois terá um papel fundamental na disseminação e gestão dos princípios nela descritos”, afirma.

Além disso, Bidoia explica que é também uma condição, “que essa visão seja referência para a atração e desenvolvimento de colaboradores alinhados com esses princípios e que serão os responsáveis por coloca-los em práticas no dia a dia”, encerra.

O V SIM

Gratuito para estudantes universitários, o evento é aberto para todo o público. Para os interessados em se atualizar sobre a sustentabilidade aplicada ao gerenciamento de grandes negócios, como no setor agrícola, o V SIM reunirá durante os três dias de evento, além de Bruno Bidoia, os palestrantes Roberto Rodrigues, Celso Manzatto (EMBRAPA), José Roberto Moreira (CENBIO/USP), Maurício Mendes (ABMR&A) e Terence Baines (Unilever Brasil).

Para participar, é preciso se inscrever em www.eventosim.org.br. Mais informações pelo e-mail eventosim@pecege.esalq.usp.br. Contato para imprensa em lucasjacinto@pecege.esalq.usp.br.

Serviço
V SIM – Simpósio de Agronegócio e Gestão
Data: 10, 11 e 12 de dezembro.
Horário: Dias 10 e 11 – 18h às 21h. Dia 12 – 9h às 12h.
Local: Pavilhão de Engenharia da ESALQ - Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba , SP.

Foto: Divulgação