V SIM traz para a ESALQ debates sobre mercados sustentáveis

Para reunir as grandes cabeças atuantes nos mercados relacionados com o Agronegócio Brasileiro e discutir a sustentabilidade aliada à produtividade, bem como projeções para um futuro consciente, o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizará, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o V SIM – Simpósio de Agronegócio e Gestão. 

Entre os convidados, Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura e Terence Spencer Baines, gerente de sustentabilidade na área de compras da Unilever Brasil, discutirão modelos de negócio que visão produção sustentável.

A ideia de reunir profissionais e especialistas com diferentes experiências e atuações no mercado agrícola é uma das propostas que marcarão os três dias de evento. O objetivo dessa junção é expor as múltiplas faces do agronegócio, o que tem sido desenvolvido e o que podemos esperar do setor para os próximos anos no que diz respeito a responsabilidade social e ambiental. 

Em 10 de dezembro, subirão ao palco do Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ, Celso Manzatto (EMBRAPA) e o docente José Roberto Moreira (CENBIO/USP), que apresentarão a “Sustentabilidade no setor sucroenergético”. 

Na sexta-feira (11), Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo, agricultor e Presidente da Academia Nacional de Agricultura (SNA), explanará sobre o “Panorama do agronegócio nacional”. No sábado (12), Maurício Mendes, Diretor da Agrotools e ex-presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (AMBR&A), discutirá o “Marketing da Sustentabilidade”. 

Encerrando o evento, TerenceBaines, agrônomo com mais de 15 anos de experiência em agronegócios, gestão de propriedades rurais e trading, que também atua como Presidente da Força-Tarefa Brasil da RTRS, ministrará palestra sobre “Sustentabilidade de matérias primas agrícolas para a Unilever”.

Gratuidade para universitários
O SIM surgiu com o propósito de compartilhar conhecimento, seja de profissionais experientes com carreiras de sucesso em diversos mercados, ou de acadêmicos e pesquisadores, que atuam nas mais importantes instituições de pesquisase universidades Brasileiras. 

Aproximando a sociedade de assuntos emergentes nos setores de Marketing, Gestão de Negócios, Gestão de Projetos e Agronegócios, o PECEGE se preocupa também com os futuros profissionais que, ainda em fase de graduação, devem ter acesso ao mais alto nível de discussão em um ambiente onde toda informação é bem vinda.

Para tanto, estudantes de graduação de todas as universidades têm gratuidade na inscrição do evento, com direito a contemplar os três dias do SIM sem nenhum custo. 

Inscrições
O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica bem como para os profissionais e a sociedade. Interessados em participar devem se inscrever pelo site www.eventosim.org.br.
Mais informações pelo e-mail eventosim@pecege.esalq.usp.br. 

Contatos e inscrições de jornalistas para entrevistas e coletivas, enviar e-mail para lucasjacinto@pecege.esalq.usp.br.

Programação
10/12
18h – Credenciamento e WellcomeCoffe
19h às 20h – “Sustentabilidade no setor sucroenergético” – Celso Manzatto (EMBRAPA)
20h às 21h – “Sustentabilidade no setor sucroenergético” – José Roberto Moreira (CENBIO/USP)
11/12 
18h – Credenciamento e WellcomeCoffe
19h às 20h – “Responsabilidade social nas organizações” - Palestrante a confirmar
20h às 21h - “Panorama do agronegócio nacional” – Roberto Rodrigues
12/12
9h – Credenciamento e WellcomeCoffe
10h às 11h – “Marketing da Sustentabilidade” – Maurício Mendes (ABMR&A)
11h às 12h – “Sustentabilidade de matérias primas agrícolas para a Unilever” – TerenceBaines (Unilever Brasil)
Serviço
V SIM – Simpósio de Agronegócio e Gestão
Data: 10, 11 e 12 de dezembro.
Horário: quinta e sexta-feira – 18h às 21h; sábado – 9h às 12h.
Local: Pavilhão de Engenharia da ESALQ – Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba – SP.