PECEGE promoverá simpósio gratuito para universitários na ESALQ

“É importante que os universitários – os futuros profissionais – contemplem discussões sobre como produzir, gerir e avançar nos negócios de maneira sustentável”, explica Debora Rosche Ferreira, Cientista dos Alimentos e Pesquisadora do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). 

Ainda dentro do Programa, Débora é a responsável pelo V SIM – Simpósio de Agronegócios e Gestão, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. “O evento é gratuito para graduandos de todas as instituições de ensino porque é nosso dever compartilhar esse conhecimento”, frisa a pesquisadora.

Assim como nas últimas quatro edições do evento, o Simpósio contará com a presença de personalidades representativas no universo acadêmico e no mercado de grandes negócios. O diferencial do V SIM está no tema principal. 

“Dessa vez, os palestrantes irão expor cases de sucesso, tendências e problematizações sobre a sustentabilidade dos mercados. Com a atenção voltada par o que estão pensando as grandes empresas, a ideia é levar para o público o que foi feito, o que está sendo realizado e o que está por vir em relação a negócios sustentáveis”, explica Debora.

Entre os acadêmicos e profissionais que discutirão o tema durante os três dias de evento, estão, Celso Manzatto, da EMBRAPA, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Maurício Mendes, da ABMR&A e TerenceBaines, da Unilever. Tratando do marketing da sustentabilidade, das compras sustentáveis em grandes empresas, da sustentabilidade no agronegócio e na sucroenergia, estes e os demais palestrantes irão compartilhar conhecimento e experiência com estudantes, profissionais e toda a sociedade interessada em se enriquecer com os debates.

O evento, que exige inscrição prévia, é aberto para todos e será realizado no Pavilhão de Engenharia da ESALQ.

Para participar do V SIM, os interessados devem se inscrever no site www.eventosim.org.br. Mais informações pelo e-mail eventosim@pecege.esalq.usp.br. Contato para a imprensa – lucasjacinto@pecege.esalq.usp.br.

Programação
10/12
18h – credenciamento 
19h– Sustentabilidade no setor sucroenergético - Celso Manzatto (EMBRAPA)
20h– Sustentabilidade no setor sucroenergético - Prof. José Roberto Moreira (CENBIO/USP) 
11/12 
18h – credenciamento 
19h – Responsabilidade social nas empresas - Bruno Bidoia (Natura) 
20h– Prof. Roberto Rodrigues (Ex-Ministro da Agricultura)

12/12 
9h – credenciamento 
10h– Marketing de sustentabilidade – Maurício Mendes (ABMR&A)
11h – O agronegócio brasileiro está preparado para atender empresas que buscam produtos sustentáveis? – Terence Baines (Unilever Brasil)