Com foco na sustentabilidade, Pecege USP/ESALQ realizará o V SIM

Nos últimos 10 anos, não houve palavra que desempenhasse o papel de “palavra de ordem” tão bem quanto a “sustentabilidade”. Mote de discussões das grandes cabeças no mundo todo, a missão do século XXI é, sem dúvidas, viver, criar, produzir e pensar no futuro, primando pela sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Inserido no cerne desse debate, o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizará o V SIM (Simpósio de Agronegócios e Gestão) nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. O tema principal do evento – sustentabilidade.

O SIM, que chega em sua quinta edição, sempre teve como objetivo trazer para a ESALQ, especialistas e profissionais renomados das diversas áreas de conhecimento e atuação. Em dezembro não será diferente. Entre os palestrantes confirmados, estão o professor e Ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, TerenceBaines, da Unilever Brasil e Celso Manzato, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

O simpósio, que terá discussões durante os três dias de evento, é aberto para toda a comunidade Piracicabana, incluindo universitários, empresários, estudantes e demais interessados. No auditório do Pavilhão de Engenharia da ESALQ, onde acontecerá o encontro, a sustentabilidade inserida na produção agrícola,no setor sucroenergético, e o marketing da sustentabilidade serão os assuntos abordados. 

De acordo com Débora Planello, pesquisadora do Pecege e organizadora do SIM, a participação de universitários será gratuita. “É muito importante que estudantes de todas as universidades da região compareçam. Nossa intenção é garantir o acesso dos futuros profissionais ao que é atual e importante no mercado de trabalho”, conclui.

Interessados em participar devem se inscrever em www.eventosim.org.br. Mais informações pelo e-mail comunica@pecege.esalq.usp.br. Contato para a imprensa: lucasjacinto@pecege.esalq.usp.br. 

Programação
10/12 
18h – credenciamento 
19h– Sustentabilidade no setor sucroenergético - Celso Manzatto (EMBRAPA)
20h– Sustentabilidade no setor sucroenergético - Prof. José Roberto Moreira (CENBIO/USP) 
11/12 
18h – credenciamento 
19h – palestrante a confirmar
20h– Prof. Roberto Rodrigues (Ex-Ministro da Agricultura)

12/12 
9h – credenciamento 
10h– Marketing de Sustentabilidade – Maurício Mendes (ABMR&A)
11h – O agronegócio brasileiro está preparado para atender empresas que buscam produtos sustentáveis? – TerenceBaines (Unilever Brasil)

Texto: Lucas Jacinto
Foto: Pecege/Divulgação