Ministério da Agricultura projeta PIB positivo para o agro em 2015 e 2016

Exportações em volume continuam em bom ritmo e receita com os embarques deve voltar ao azul no próximo ano

Ronaldo Luiz

O agronegócio deverá continuar sendo a exceção positiva da economia brasileira neste e no próximo ano. 

É o que apontam estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgadas nesta segunda-feira (26), pelo secretário de política agrícola, André Nassar, durante seminário promovido pela revista Exame, em São Paulo (SP).

Segundo Nassar, o PIB do agronegócio deverá crescer 2,3% neste ano e entre 1% e 1,5% em 2016, ambos frente o resultado de 2014. No que diz respeito às exportações de produtos agrícolas em 2015, de acordo com Nassar, os embarques deverão avançar 15% em volume. 

Por outro lado, a receita deverá recuar em aproximadamente 6%. No entanto, a expectativa é que o valor das exportações volte a crescer em 2016. “O ajuste mais forte nos preços agrícolas já foi feito”, disse Nassar.

No próximo ano, a previsão é que a produção de grãos cresça em até 1,7% sobre o resultado de 2015, alcançando 213,5 milhões de toneladas. No longo prazo, as projeções do Mapa apontam que até 2025 a área plantada deve crescer em 8,7 milhões de hectares para o plantio de grãos e em 2,2 milhões de hectares nas demais lavouras, exceto florestas.

Foto: Flávio Santana/Biofoto