Casal inova e produz ketchup de goiaba no interior paulista
Texto e fotos: Paulo Palma Beraldo
Além de pesquisas, máquinas e informações para o agricultor familiar, a Agrifam contou com um espaço onde produtores rurais apoiados pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) podiam apresentar seus produtos.
Havia representantes de associações, cooperativas e agricultores familiares. E foi lá que o De Olho no Campo encontrou uma mistura um tanto quanto inusitada: um ketchup produzido a partir de goiaba.
A ideia foi do casal Sophia Piedade e João Farsoni, de Brotas, interior de São Paulo. Os dois têm uma agroindústria no Sítio Tamanduá e plantam goiaba há mais de duas décadas.
O ketchup surgiu para agregar mais valor à goiaba e diversificar a fonte de renda.
- Trabalhamos há 22 anos com goiaba. Plantávamos para vender para a indústria. Com o excedente, passamos a fazer os doces. Quisemos diferenciar um pouco dos doces comuns e começamos a fazer experimentos. Já distribuímos o ketchup em empórios em São Carlos, São Paulo e também em pontos turísticos e estabelecimentos em Brotas - explica Sophia.
Sophia relata que o casal fez cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) para aprimorar a produção. O casal produz doces artesanais, polpa de goiaba congelada e oferece aos fim de semana um café rural com agendamento prévio.