De Olho na Agrifam: Secretário de Agricultura visita estandes e apresenta novidades da CATI e do IAC

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que transferiu seu gabinete para a 12ª Agrifam, a Feira da Agricultura Familiar, em Lençóis Paulista, visitou boa parte dos estandes ao lado do presidente da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), Braz Albertini, neste sábado.

Durante a visita, Jardim garantiu ao presidente da Fetaesp que a agricultura familiar terá uma maior atenção do governo do Estado. 

“Em nome do governador, assumo o compromisso de que estaremos juntos para fazer uma Agrifam ainda maior do que esta no ano que vem.” 

Segundo o secretário, foi de suma importância a transferência de seu gabinete para a AGRIFAM 2015. “Pude estar perto dos técnicos e pesquisadores de todos os nossos projetos de assistência e extensão rural. Temos muitas novidades aqui e o produtor pode ver de perto”, ressalta Jardim.

Para Braz Albertini, é muito gratificante contar com o apoio do governo estadual para incentivar o desenvolvimento do agricultor familiar. “A presença do Arnaldo Jardim na Agrifam reflete a importância do pequeno produtor para a produção de alimentos. Esse contato com o secretário está sendo muito produtivo”, diz.

O secretário destacou algumas novidades apresentadas pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e do IAC (Instituto Agronômico), órgão de pesquisa e assistência ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Um dos exemplos do trabalho da CATI, apresentado neste sábado pela manhã, é a multiplicação de sementes de milho crioulo, que foram recuperadas de sua quase extinção. 

O material genético coletado das aldeias de etnia Kaingang da região de Bauru e Araçatuba foi multiplicado pela equipe técnica do setor de melhoramento genético do Núcleo de Produção de Sementes Ataliba Leonel/DSMM/CATI, em Manduri, no interior paulista. As sementes multiplicadas foram devolvidas a Funai hoje pelas mãos do secretário.

As sementes de milho foram plantadas na Fazenda Ataliba Leonel em áreas isoladas para evitar o cruzamento com pólen de outros cultivares de milho, evitando assim a descaracterização genética dos milhos indígenas.


Sorgo
Outra novidade apontada pelo secretário e que está sendo lançada na AGRIFAM 2015 são as cultivares de sorgo vassoura e de milho pipoca. A cultivar AL Vitória foi obtida por meio de seleção massal tradicional e estratificada pelo período de 16 anos, originariamente mantida por agricultores/vassoureiros da região centro-sul do Estado de São Paulo. Já a cultivar Catipoca foi desenvolvida pela equipe da CATI, em Manduri/SP.  As pesquisas tiveram início em 1992.

A CATI trouxe para a Agrifam todos os produtos e serviços para a agricultura familiar. Em uma réplica da Casa da Agricultura, extensionistas estão apresentando ações realizadas pela instituição, como: Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Microbacias II, Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e outros programas de governo. Além disso, os visitantes recebem orientação sobre os procedimentos para obtenção do selo do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

Quem visita a AGRIFAM 2015 também está aproveitando a Feira do Empreendedor Rural, onde os agricultores familiares atendidos pela CATI comercializam seus produtos. São diversos tipos de doces e compotas, vinhos, sucos, produtos agroecológicos, orgânicos, mel e de artesanatos com palha de milho e madeira.
AGRIFAM

A AGRIFAM 2015 é uma realização da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo) e ocorre no recinto de exposições “José Oliveira Prado”, mesmo local das feiras Facilpa e Expovelha.

Este ano é esperado um público de 30 mil visitantes e a expectativa é de uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 20 milhões.

AGRIFAM 2015 ocorre de 31 de julho a 02 de agosto, das 8 às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos, na cidade de Lençóis Paulista/SP. 

Fonte: Divulgação Agrifam
Foto: César Ramos