Com recorde de público, 12ª Agrifam cumpre objetivo de repassar tecnologias aos agricultores

Em torno de 30 mil pessoas visitaram a maior feira de agricultura familiar do Brasil entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Agricultores de diferentes estados e moradores de cidades da região marcaram presença na feira. 

A AGRIFAM 2015 terminou neste domingo com a premiação do tradicional Concurso Inventor Rural.

Enio Schiavon, inventor da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, faturou o primeiro lugar no concurso, com sua desengaçadeira manual de uvas. A segunda colocação foi para o também gaúcho André Dannebrock, de Imigrantes, com o invento carrinho para abastecimento de ração. Em terceiro lugar ficou Noredi Queiros, do município de Bauru, no interior paulista, com o invento filetador de ripas de bambu.

Já o agricultor Roberto Vasques aproveitou a AGRIFAM 2015 para comprar um trator novo para sua propriedade. O produtor elogiou o valor e a qualidade das máquinas comercializadas na feira. “O preço está muito melhor do que em outros lugares”, analisa.


Para Luiz Carlos Ramires, proprietário de uma revenda de máquinas agrícolas, que expõe na feira pela terceira vez, a AGRIFAM 2015 foi um sucesso. “A feira foi muito boa. As vendas superaram as expectativas”, observa o revendedor, que comercializou 60% a mais do que previa. Ramires já confirma a presença de sua empresa na próxima AGRIFAM.

Além dos negócios fechados, a AGRIFAM também foi sucesso para a divulgação de novas tecnologias e informações para os agricultores familiares. Os estandes de instituições de pesquisa como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA), Instituto Agronômico (IAC), Esalq/USP e da Unesp de Botucatu permaneceram lotados nos três dias de feira.

“O interesse do público da Agrifam é muito grande. Eles aprendem com a gente e nós com eles. É uma das feiras que mais gosto”, afirma Marcelo Mikio, pesquisador da Embrapa Hortaliças. Os agricultores também aproveitaram a oportunidade para receber orientações sobre cooperativismo, no estande da Ocesp/ Sescoop e empreendedorismo, no estande do Sebrae, patrocinadores da AGRIFAM 2015.

Assessoria de Comunicação AGRIFAM 2015
Luciana Villar/Everton Sylvestre/Paulo Palma Beraldo
Foto: Paulo Palma Beraldo/AGRIFAM