Softwares de gestão ao alcance do pequeno produtor

Antes restritos a empresas e produtores de médio e grande porte, programas se popularizam, e se tornam mais acessíveis

Ronaldo Luiz, da ComResultado - www.comresultado.com.br colaborador do De Olho no Campo


O uso de softwares de gestão cresce a cada dia no campo. Antes restritos a empresas e produtores de médio e grande porte, os programas vêm se popularizando, e se tornando acessíveis também para o pequeno agricultor. 

Recente lançamento da empresa de tecnologia Totvs, o software “Smart Analytics” tem versões disponíveis a partir de R$ 300 – neste caso dedicada a produtores que têm entre 500 a 800 hectares.

Sob o formato de solução em nuvem, ou seja, que exige, por exemplo, apenas um dispositivo móvel – como tablet ou smartphone – para uso, o Smart promete oferecer funcionalidades para melhor administração agronômica e financeira da fazenda.

Com forte presença no segmento agroindustrial, especialmente o setor sucroenergético – onde declara ter 60% de market share, a empresa agora quer ganhar mercado junto aos produtores pessoa física, conforme explica Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da Totvs. 

“Queremos avançar nas cadeias produtivas de milho, soja, algodão, frutas, café, entre outras.” De acordo com o executivo, o agro representa 4% do negócio global da Totvs hoje, sendo um dos setores que mais cresce.