De Olho na Agrifam: Tecnologias da informação aplicadas à agricultura serão demonstradas na Agrifam

Agrifam será em Lençóis Paulista (SP), entre 31 de julho e 2 de agosto, com o objetivo de apresentar novas tecnologias, produtos e comércio que contribuam para o desenvolvimento da agricultura no País.

Tecnologias da informação aplicadas à agricultura desenvolvidas pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) serão demonstradas na 12ª edição da Feira de Agricultura Familiar, a Agrifam. 

A Embrapa participa da feira com o intuito de colaborar com a transferência de tecnologias e conhecimento, especialmente para os agricultores e técnicos de assistência técnica e extensão rural. 

No estande da Empresa os visitantes vão conhecer diversas soluções tecnológicas, inclusive voltadas para a informatização no campo.
O Agritempo, um sistema de monitoramento agrometeorológico gratuito disponível para celulares e tablets que usam a plataforma Android, será apresentado ao público. 

O aplicativo gera mapas com informações de temperaturas máxima e mínima, condições para manejo do solo, tratamento fitossanitário, disponibilidade de água no solo, precipitação e estiagem agrícola. Também possui mapas de monitoramento e previsão, índices de seca e alertas de geadas, para orientar o agricultor no planejamento e acompanhamento da produção.
Para o pecuarista, foi desenvolvido o Invernada, um sistema de apoio ao planejamento da produção de bovinos de corte que auxilia nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, otimização de dietas e alternativas para crescimento dos animais. 

A ferramenta permite simular diversos cenários para o mesmo sistema de produção e está disponível para download gratuito na internet, por meio de preenchimento de um cadastro com dados básicos.
A Agência Embrapa de Informação Tecnológica, a Ageitec, permite o acesso gratuito a informações e resultados de pesquisas relacionadas a produtos como arroz, feijão, cana-de-açúcar, milho, trigo, agronegócio do leite, banana, mamona, entre outros. 

Também apresenta resultados de pesquisa que englobam as fases de pré-produção, produção, pós-produção e tendências mercadológicas em temas relacionados a agricultura e meio ambiente, agroenergia, manejo florestal, reprodução animal, sistema de plantio direto etc.
Além disso, o público poderá conhecer o acervo digital da Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) que reúne informações on-line sobre tecnologias produzidas pela Embrapa. 

Suas coleções são formadas por publicações editadas pela Embrapa, além de vídeos e áudios sobre as mais diversas áreas de atuação da instituição. O serviço é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).
Fonte: Nadir Rodrigues/Informática Agropecuária
Foto: Neide Makiko Furukawa