De Olho na Agrifam: Tudo pronto para a 12ª edição

A AGRIFAM 2015 começa na sexta-feira, dia 31, em Lençóis Paulista
A Feira da Agricultura Familiar, AGRIFAM 2015, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp), é realizada de 31 de julho a 02 de agosto, em Lençóis Paulista/SP, com entrada e estacionamento gratuitos. A Feira, voltada para o agricultor, conta com cerca de 200 estandes.
As principais marcas do agronegócio comercializam seus produtos na Agrifam. Órgãos institucionais também apresentam tecnologias e pesquisas na Feira.
Fatec, Esalq USP e Unesp estarão presentes. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado vai transferir seu gabinete para a Feira. Cati, Casas Agropecuárias, IAC realizam atendimento e demonstrações.
Durante a Agrifam, por meio do Banco do Brasil, o produtor rural poderá ter acesso aos recursos disponibilizados no Plano Safra da Agricultura Familiar para crédito rural. Os agricultores também poderão tirar dúvidas sobre previdência social com os representantes do INSS.
No estande da Fetaesp, entre outros assuntos, o visitante poderá se informar sobre o Programa Nacional de Habitação Rural, com uma engenheira que ficará disponível para atendê-los.

Empreendedorismo
O produtor rural que visitar a 12ª Agrifam poderá contar com atendimento especializado dos consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), patrocinador da AGRIFAM 2015. O estande, com 100 metros quadrados, será todo equipado com sala de recepção, mesas para atendimento e consultores especializados nas diversas áreas do agronegócio.
O Sebrae também promoverá palestras em seu espaço. Entre os temas destacados pela entidade durante a AGRIFAM 2015, estão: embalagem de frutas e hortaliças; código de barras; planejamento da produção, com as oficinas Produza Fácil e Planeja Leite.
Será possível conhecer melhor o Inova Agro, que tem por objetivo o desenvolvimento de programas e projetos do agronegócio. Os recursos desse programa visam impulsionar a produtividade e a competitividade por meio da inovação tecnológica.
Pecuária
Pela primeira vez, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) vai participar da Agrifam. A estreia marca a entrada do programa Pró-Genética no Estado de São Paulo, por meio da assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a ABCZ e o governo estadual. O convênio será assinado durante a Feira e contará com a presença de autoridades do Governo do Estado, como o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e a diretoria da ABCZ.
São Paulo é o 14º estado a assinar o convênio de cooperação técnica com a associação. O acordo garante apoio técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) ao pequeno produtor rural que investir em melhoramento genético por meio do Pró-Genética.

Pesquisas
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) vai estar na Feira com várias tecnologias. Entre elas, um novo sistema de produção com integração de lambari e hortaliças, chamado de aquaponia. Com o método, é possível reduzir em até 95% a quantidade de água necessária para a produção de peixe e diminuir em 80% o uso de agrotóxicos aplicados nas hortaliças.
O controle biológico de pragas agrícolas, fundamental para uma agricultura sustentável e lucrativa, também vai ser destaque no estande da APTA. Uma variedade de sorgo-vassoura, utilizado para produção da vassoura caipira, vai ser demonstrada na Feira.
Embrapa
A Embrapa vai apresentar as tecnologias da informação aplicadas à agricultura que vem desenvolvendo. O Agritempo, um sistema de monitoramento agrometeorológico gratuito disponível para celulares e tablets que usam a plataforma Android, será apresentado.
A entidade também vai apresentar o Invernada, um sistema de apoio ao planejamento da produção de bovinos de corte que auxilia nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, otimização de dietas e alternativas para crescimento dos animais.
O público poderá conhecer o acervo digital da Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) que reúne informações on-line sobre tecnologias produzidas pela Embrapa. Suas coleções são formadas por publicações editadas pela Embrapa, além de vídeos e áudios sobre as mais diversas áreas de atuação da instituição.
CAR
Os proprietários rurais vão ter a possibilidade de fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) gratuitamente dentro da Feira. Vale lembrar que o cadastro é obrigatório e o prazo para realizá-lo se encerra em cinco de maio de 2016. Os agricultores terão apoio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
Para fazer o CAR, ao visitar a AGRIFAM 2015, os interessados devem levar as seguintes informações: nome, CPF, endereço da propriedade; área do imóvel rural, indicada na(s) matrícula(s) ou no documento de posse; e os números das matrículas do imóvel rural (caso a propriedade seja registrada).
Serviço
Na feira também serão apresentadas palestras sobre pecuária, cooperativismo, produção de alimentos orgânicos, agricultura de precisão, entre outros temas. Os visitantes da AGRIFAM 2015 também poderão conhecer os inventos que disputam os R$ 6.200,00 em prêmios oferecidos pelo Concurso Inventor Rural.
O espaço da Cidadania vai oferecer diversas atividades para os visitantes, incluindo emissão de carteira de trabalho, realização de exames, corte de cabelo, massoterapia, curso de maquiagem. A 12ª Agrifam é realizada no Recinto de Exposições José Oliveira Prado (recinto da Facilpa), em Lençóis Paulista. A Feira conta com entrada e estacionamento gratuitos.
Fonte: Departamento de Comunicação Fetaesp
Foto: Divulgação Fetaesp