De Olho na Agrifam: Apta apresenta novas pesquisas na Agrifam 2015

Os pequenos produtores rurais que visitarem a Agrifam 2015 (Feira da Agricultura Familiar) poderão conhecer as novas pesquisas da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Durante a Feira, a APTA, agência vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentará pesquisas em diversas áreas, com destaque para o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Agrosaf).

O coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro, acredita que a participação na Agrifam é um momento importante para transferir conhecimento e tecnologias aos produtores rurais. “As pesquisas apresentadas podem contribuir para agregar renda e com a qualidade de vida dos agricultores”, afirma.

Para o presidente da Fetaesp e organizador da AGRIFAM 2015, Braz Albertini, a presença da Apta na feira é de suma importância para o agricultor familiar ter acesso a pesquisas que possam melhorar suas práticas na lavoura.

Conheça algumas das tecnologias expostas pela APTA na Agrifam:
Vassoura caipira: a variedade 10V70 Tietê, de sorgo-vassoura, utilizado para a produção de vassoura caipira. Em 2015, o IAC registrou esses materiais já conhecidos pelos agricultores com o objetivo de viabilizar a produção de sementes genéticas. Na Feira, técnicos da APTA irão produzir vassoura caipira.

Aquaponia:  novo sistema de produção com integração de lambari e hortaliças. Chamada aquaponia, a tecnologia está sendo introduzido pela APTA no Estado de São Paulo. Com o método, é possível reduzir em até 95% a quantidade de água necessária para a produção de peixe e diminuir em 80% o uso de agrotóxicos aplicados nas hortaliças.

Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf): Coordenado pelo Instituto Biológico (IB-APTA) desde 2009, o Prosaf já treinou mais de 1.300 pessoas em diversos municípios. As palestras abordam diversos temas relacionados aos principais problemas sanitários - pragas e doenças - nas áreas animal e vegetal. 

O objetivo principal do programa é promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista. O programa é executado em parceria com a APTA Regional e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), além de associações de produtores locais e das prefeituras.

Controle Biológico: Componente fundamental da natureza, o controle biológico abre espaço para uma agricultura mais saudável e sustentável.  Atualmente, os desafios do controle biológico  são  a produção e a formulação dos bioinseticidas, responsáveis pelo controle biológico de pragas agrícolas.

Agrifam
A AGRIFAM 2015 é uma realização da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo) e ocorre no recinto de exposições “José Oliveira Prado”, mesmo local das feiras Facilpa e Expovelha.

Este ano é esperado um público de 30 mil visitantes e a expectativa é de uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 20 milhões. O Sebrae é patrocinador da AGRIFAM 2015.

A 12ª edição da Agrifam é realizada de 31 de julho a 02 de agosto, das 8 às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos, na cidade de Lençóis Paulista/SP. 

Fonte: Departamento de Comunicação Fetaesp
Foto: Arquivo Fetaesp