Minas Gerais vai sediar a maior feira do agronegócio café no Brasil

Entre os dias 1 e 3 de julho, a cafeicultura nacional, líder na produção mundial de café, irá conhecer as principais novidades e tecnologias para o setor, durante a 18ª edição da Expocafé realizada no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais.

Co-realizadora do evento, a Epamig integra a programação com a organização das dinâmicas de campo, minicursos e informações tecnológicas. 

Durante as Dinâmicas de Campo, setorizadas em pesquisa e extensão, colheita e manejo, os participantes poderão conhecer na prática o funcionamento de equipamentos instalados nas lavouras de café da Campo Experimental. 

Nas estações de campo, 12 empresas apresentarão o desempenho de derriçadeiras, colhedoras de café, sopradores, esqueletadeiras. Além disso, também serão apresentados por pesquisadores da Epamig temas como controle de doenças e pragas do cafeeiro, variedades de café recomendadas para a agricultura mineira, nutrição de cafeeiro e uso de herbicidas e tecnologias de aplicação.

No Ciência Móvel, ônibus itinerante transformado em um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, o pesquisador Vicente Carvalho irá repassar informações para controle de doenças recorrentes na cafeicultura: ferrugem, mancha-de-Phoma  e cercosporiose. 

De acordo com o pesquisador, que há 30 anos estuda doenças do cafeeiro, no caso da incidência de ferrugem, o produtor deve-se fazer três perguntas antes de adquirir um produto para controle: "a carga da minha lavoura este ano é alta, ou seja, o pé está carregado de café? O sistema de cultivo é adensado? E qual a incidência de ferrugem?".

Vicente irá explicar, ainda, como fazer o monitoramento do talhão e apresentar alternativas de prevenção e controle. "O cafeicultor já tem, por exemplo, acesso à cultivares de café resistentes à ferrugem, indicadas para cultivo consorciado com arbóreas".  

De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a Expocafé é uma vitrine da pesquisa em cafeicultura. "Além de conhecerem lançamento em máquinas e equipamentos, os cafeicultores podem visitar as lavouras do Campo Experimental e ter acesso à  tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária mineira ao longo de 40 anos", ressalta.

Minicursos

Novas cultivares para produção de cafés especiais e degustações comentadas de vinho e azeite serão temas dos minicursos realizados no estande da Epamig durante a 18ª Expocafé. O pesquisador da Epamig, Marcelo Malta, irá apresentar as principais características agronômicas de algumas cultivares de café lançadas pela Epamig, como Catiguás MG1 e MG2, Araponga e Paraíso 2. Os participantes poderão, ainda, degustar cafés especiais.

As inscrições para as dinâmicas de campo e minicursos são gratuitas e podem ser feitas no estande da Epamig durante o evento.

Serviço:

Expocafé 2015 

Data: 1 a 3 de julho 

Local: Campo Experimental da Epamig  - rodovia MG 167, em Três Pontas/MG

Horário: 8h às 18h,  com entrada gratuita.


6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira 

Local: Tenda de eventos da Campo Experimental da Epamig

Data: 30 de junho de 2015

Horário: 8h às 18h , com inscrições prévias.

Foto: Samantha Mapa/Epamig