Embrapa lança grupo de caixas para comercialização de hortaliças

Com o objetivo de reduzir as perdas na fase de pós-colheita, a Embrapa vai lançar, no próximo dia 18 de junho, durante a 22ª edição da Hortitec, um grupo de caixas para facilitar a comercialização de hortaliças. Nessa etapa da cadeia produtiva, as embalagens inadequadas e o manuseio excessivo são os principais responsáveis pelos danos nos produtos e pelo elevado percentual de perdas pós-colheita.
 
A utilização do Grupo de Caixas Embrapa constitui uma boa prática agrícola, uma vez que favorece o manuseio mínimo e a rastreabilidade na cadeia de produção. "A recomendação é de que sejam evitadas as trocas de embalagens entre os elos da cadeia. Assim, as caixas utilizadas para a colheita na propriedade rural são as mesmas que expõem os produtos no local de comercialização", explica a pesquisadora Rita Luengo, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), ao pontuar que se espera evitar o retrabalho na logística de distribuição entre as áreas de produção e de consumo. Dessa forma, as hortaliças são comercializadas em um intervalo menor de tempo e chegam mais frescas ao consumidor final.
 
O grupo é composto por quatro caixas de diferentes tamanhos que são paletizáveis e, por isso, facilitam o transporte em empilhadeiras. Elas também permitem diferentes encaixes entre si e a composição de palete misto, o que é uma vantagem para os comerciantes que distribuem uma grande diversidade de espécies de hortaliças. A tabela abaixo indica as principais hortaliças que são recomendadas para cada modelo do Grupo de Caixas Embrapa.

 
A manutenção da qualidade das hortaliças é outro benefício do Grupo de Caixas Embrapa, uma vez que as embalagens evitam a ocorrência de danos mecânicos porque possuem cantos arredondados e superfície interna lisa. "As caixas foram idealizadas para carregar em torno de 20 kg, peso adequado para conciliar a otimização de frete com a redução de danos mecânicos por compressão e impacto", explica a pesquisadora.
 
Em relação ao modelo, as caixas possuem abertura lateral para fácil visualização da carga empilhada. As aberturas também são funcionais, pois favorecem a ventilação e o resfriamento das hortaliças, evitando que o calor excessivo acelere a deterioração do produto.
 
Validada em parceria com a extensão rural e com as Centrais de Abastecimento de São Paulo e do Distrito Federal, o Grupo de Caixas Embrapa foi licenciado para industrialização e comercialização pela empresa JR Agroplásticos (www.jragroplasticos.com.br).
 
Serviço
Lançamento do Grupo de Caixas Embrapa
Data: 18 de junho de 2015
Horário: 15h
Local: Pavilhão Azul nº 87 – Hortitec (Holambra/SP)
  
Fonte: Paula Rodrigues/Embrapa Hortaliças
Foto: Fernando Galvão