Desafio da pecuária de corte é mão-de-obra qualificada

O preço crescente da arroba do boi e a expansão do mercado consumidor, principalmente no Brasil, faz com que a pecuária seja bastante promissora.
 
No entanto, o agrônomo Miguel Cavalcanti, diretor da Beefpoint, faz um alerta importante: as propriedades precisam investir em qualificação da mão-de-obra no campo.

"O real desafio da pecuária de corte, hoje, é o material humano, é o treinamento do vaqueiro. Não adianta ter tecnologia de ponta se não tiver quem saiba operar", afirma Cavalcanti, durante a palestra "Tendências do mercado do boi gordo e da carne bovina", no início da tarde desta quarta-feira (15), no terceiro dia da TECNOSHOW COMIGO, em Rio Verde.

Durante cerca de uma hora, o especialista lembrou que aproximadamente 23% dos gastos dentro de uma fazenda são com equipe. "O pecuarista tem de fazer gestão de pessoas, investir tempo, energia e dinheiro no treinamento de vaqueiros, gerentes e até dele próprio. A melhor prática nas fazendas é aplicar mais tecnologia nos vaqueiros."

Outro ponto importante destacado por Cavalcanti na palestra é que as propriedades precisam ser modelos para o trabalhador. Só assim, segundo ele, será possível atrair os melhores profissionais. "Nosso negócio só fica melhor quando nós ficamos melhores."

Sobre a TECNOSHOW COMIGO
Há 14 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada TECNOSHOW COMIGO, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 60 hectares com completa infraestrutura. Mais informações em www.tecnoshowcomigo.com.br.

Serviço:
TECNOSHOW COMIGO 2015
Período: de 13 a 17 de abril
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO)
www.tecnoshowcomigo.com.br
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Tecnoshow
Foto: Tecnoshow/Divulgação