Agrishow: Expositores levarão lançamentos para elevar a produtividade e reduzir custos do produtor rural

Inovação tecnológica poderá ser vista nos estandes das principais empresas do segmento e, também, nas novidades preparadas pelos organizadores da feira


Palco de tendências, lançamentos e inovação tecnológica para o agronegócio brasileiro, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação contará com a participação de mais de 800 marcas, que preparam uma série de novidades em máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, e outros produtos, com o intuito de elevar a produtividade do cultivo dos produtores rurais e, assim, reduzir custos com insumos, recursos naturais e hora trabalhada do equipamento no campo, aumentando a rentabilidade.

A feira, a ser realizada de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP), tem se destacado ao longo desses mais de 20 anos pela sua expressiva contribuição para o desenvolvimento tecnológico do segmento, para o aprimoramento de técnicas de manejo no campo, e para a adoção de inovações que auxiliaram a elevar o patamar de produtividade, de produção e de lucratividade da agropecuária nacional. O segmento é um dos mais importantes na composição do PIB brasileiro, respondendo por 22,8%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Nesse período, a Agrishow passou por momentos de crescimento da economia brasileira bem como por situações mais desafiadoras, como nesta edição. Mas, por sua importância, ela sempre propiciou um ambiente favorável para a realização de negócios durante e depois do evento.

De acordo com os organizadores da exposição, essas características da feira – vitrine de inovações tecnológicas e condições favoráveis para negócios – ressaltam o protagonismo da Agrishow 2015. Assim, tradicionalmente, são esperadas as principais lideranças do segmento bem como a participação de importantes representantes das três esferas do governo – municipal, estadual e federal. 

Em termos de visitação, a expectativa é receber, em uma área de 440 mil m², cerca de 160.000 visitantes do Brasil e do exterior, um público qualificado e interessado em conhecer tecnologias para o campo e, também, em se atualizar em termos das novidades anunciadas para melhorar as condições de financiamentos e investimentos. 

Ano passado, por exemplo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo comunicou durante a feira a liberação de mais R$ 100 milhões e R$ 50 milhões para os programas Pró-Trator II e o programa Pró-Implemento, respectivamente.

Entre as áreas da feira estão: agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança (EPI), equipamentos de irrigação, ferramentas, implementos e máquinas agrícolas, máquinas para construção, peças, autopeças, pneus, pecuária, produção de biodiesel, sacarias e embalagens, seguros, sementes, software e hardware, telas, arames, cercas, válvulas, bombas, motores e veículos (pick ups, caminhões e utilitários, além de aviões agrícolas).

Idealizado pelas principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, o evento é organizado pela BTS Informa, integrante do Grupo Informa, maior promotor de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.


Atividades paralelas

A Agrishow 2015 terá muitas outras atrações, como o Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo, no qual o visitante terá a oportunidade de conhecer, na prática, as mais inovadoras experiências tecnológicas direcionadas à Agricultura de Precisão, que trazem uma série de benefícios como produtividade, economia de recursos, entre outros.

O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também está preparando a 16ª Rodada Internacional de Negócios, que oferece uma oportunidade para reunir empresários brasileiros e compradores internacionais, estimulando, dessa maneira, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, e fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

Também são esperadas as caravanas de produtores rurais promovidas por importantes entidades do segmento, como a FAESP – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo, que nesta edição, estará promovendo a visita de mais de 15.000 agricultores.

A feira sediará a etapa final do Prêmio Trator do Ano 2015, onde será anunciado o modelo vencedor bem como os primeiros lugares nas quatro categorias de produto – até 80 cv, de 80 a 130 cv, de 130 a 200 cv e acima de 200 cv – e na categoria Especiais. Os finalistas foram definidos por meio da somatória de notas obtidas na votação popular (20%) e da mídia especializada no setor de máquinas agrícolas (10%) e da análise do júri técnico (70%), formado por seis especialistas da área de mecanização agrícola, de quatro diferentes regiões do Brasil. 

O vencedor do Prêmio Trator do Ano será aquele que, entre os finalistas, obtiver a melhor avaliação do júri técnico. Já o trator que receber a maior votação da mídia especializada receberá o título de “Design do Ano”.

Visitantes
Um dos principais objetivos dos organizadores da Agrishow 2015 é proporcionar a melhor experiência para o visitante. Assim, há um processo contínuo de aprimoramento da infraestrutura do evento, como o programa de melhorias do calçamento, colocação de bancos e ampliação das áreas com descanso dentro do recinto da feira, e a ampliação e modernização das praças de alimentação, com Food Trucks.

A partir deste ano, a Agrishow cadastrará todos os seus visitantes e passa a ser a única feira agrícola do país a credenciá-los. Com isso, será possível identificar e atestar a qualidade técnica dos visitantes, além de permitir ações mais focadas.

Outra novidade refere-se à área tecnológica: o aplicativo da Agrishow 2015 está disponível para dispositivos móveis com sistema Android e iOS nas lojas Apple Store e Google Play. A instalação é rápida, fácil e gratuita e possibilita que o visitante obtenha informações atualizadas da maior feira de tecnologia agrícola do país. Um dos principais benefícios em instalar o aplicativo é poder realizar um agendamento prévio em quais estandes que o produtor rural pretende conhecer, traçando rotas facilitando a sua visita à feira.

Sustentabilidade
A busca por ações sustentáveis também é foco da Agrishow 2015. O site oficial da feira, http://www.agrishow.com.br/, recebeu o selo da Site Sustentável, organização pioneira na neutralização do CO2 emitido por websites, que tem o objetivo de levar a sustentabilidade para todos os portais e consumidores brasileiros. A página está sendo neutralizada, ao compensar a emissão de aproximadamente 50kg de CO2, por meio da plantação de árvores nativas da Mata Atlântica.

Fonte: Agrishow
Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo

Postagens mais visitadas