Paraná recebe simpósio nacional de pesquisa dos cafés

Curitiba vai sediar, de 22 a 24 de junho, o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, um dos mais importantes fóruns brasileiros sobre a cadeia produtiva cafeeira. 

O evento, promovido pelo Consócio Pesquisa Café, acontece a cada dois anos e integra a agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. 

Nesta edição, tem como anfitriões o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR).

O objetivo principal do simpósio é apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café. O objetivo é garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor.

Para Gabriel Bartholo, gerente-geral da Embrapa Café, entidade que coordena o Consórcio Pesquisa Café, o evento propicia discussão do avanço do conhecimento gerado pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em prol do agronegócio café.

O diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, diz que a realização do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil no Estado põe em destaque a cafeicultura do Paraná, que atualmente faz um grande esforço de permanência como atividade econômica, agora muito centrada na alta tecnologia, intensiva na produção e focada em nichos de qualidade. 

A organização do encontro espera reunir aproximadamente 1000 representantes dos diversos setores que integram o agronegócio café, como pesquisadores, profissionais da extensão rural e assistência técnica, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores, empresários do setor, imprensa especializada e outros interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeiras.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS – O prazo para envio dos resumos dos trabalhos técnico-científicos vai até 31 de março. Os resumos devem ser encaminhados por meio da página do evento (www.simposiocafe.sapc.embrapa.br) e serão analisados e selecionados pela comissão científica entre 1º e 12 de abril.

A divulgação do resultado será feita até 24 de abril. A organização estima que serão submetidos cerca de 400 trabalhos técnico-científicos.

CONSÓRCIO - Criado em 1997, o Consórcio Pesquisa Café congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. O modelo de gestão do Consórcio incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, financeiros e materiais. 

As instituições fundadoras são a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Outras informações sobre o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil podem ser obtidas no endereço www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

Serviço:

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Quando: 22 a 24 de junho, em Curitiba