Governo monta grupo de trabalho voltado à agricultura

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, decidiram unir esforços das duas pastas para a adoção de um novo modelo de desenvolvimento da agricultura para produtores de todos os portes.
Unger procurou o Mapa para propor cooperação em quatro temas: recuperação de pastagens degradadas, extensão rural, seguro agrícola e democratização do acesso ao mercado.
Kátia Abreu disse que os temas são fundamentais para o país e sugeriu que o grupo também estude a criação de um sistema único da agricultura – projeto que está sendo desenhado pelo Mapa nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mangabeira disse que seu ministério tem interesse em contribuir com a iniciativa.
A ministra afirmou ainda que a expansão da classe média rural é estratégica para o país e destacou a criação, no âmbito do Mapa, de uma nova secretaria voltada para ascensão social dos produtores.
“A meta do ministério é dobrar a classe média rural nos próximos quatro anos. Esse desafio envolve, entre outros aspectos, melhorar o nível tecnológico, a assistência técnica e o acesso ao crédito rural para propiciar o aumento da renda e da produção”, destacou Kátia Abreu.
O grupo de trabalho será composto por técnicos do Mapa e da SAE. Eles cruzarão os programas já existentes com novas iniciativas propostas pelos ministros.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoFoto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo