Gestão de custos no mercado de grãos é tema de curso

Para compartilhar técnicas de produção, comercialização, análises de rentabilidade e perspectivas de mercado, o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), oferece o curso de curta duração “Gestão de Custos no Mercado de Grãos”. 
Com início em 16 de maio de 2015, o programa terá duração de 40 horas divididas em cinco encontros.
Como requisito básico, é desejável que o aluno interessado tenha formação superior e experiência profissional na área, além de conhecimento básico em programas como Word, Excel e Internet.
Indicado para profissionais com atuação na área de coordenação, controle, planejamento agrícola e administrativo do setor de grãos - milho e soja-, que queiram se aperfeiçoar na área de Gestão de Custos, o curso tem como objetivo levar aos alunos embasamento para tomada de decisões que visam sustentabilidade e competitividade.
Entre os pontos abordados durante o curso estão conceitos técnicos de produção de soja e milho, gestão estratégica de custos de produção, customização e aplicação de sistemas de informação para análise de custos, produção de grãos com o uso dos mercados futuros e de opções, avaliação econômica de projetos, gestão de indicadores de apoio a tomada de decisão e gestão de riscos.
O corpo docente do curso é composto por Gil Miguel de Sousa Camara, Antonio Luiz Fancelli, Ricardo de Assis Perina e Haroldo José Torres da Silva, docentes da ESALQ e do PECEGE, além de Renato Rasmussen, do Banco Rabobank International Brasil, e Wilson Motta Miceli, da BM&FBOVESPA.
Todo material utilizado no decorrer do curso será disponibilizado na internet e o aluno receberá o conteúdo impresso durante as aulas.
O certificado de conclusão do curso será emitido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).
As aulas, que acontecerão nos dias 16, 23 e 30 de maio, e 20 e 27 de junho – sempre aos sábados-, das 8h às 12h e das 13h às 17h, serão realizadas no campus Luiz de Queiroz da ESALQ, localizado na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba – SP.
As inscrições para o curso curta duração devem ser feitas no site www.pecege.esalq.usp.br. Mais informações pelo e-mail oficinas@pecege.esalq.usp.br ou pelo telefone (19)3377-0937.
Programa
16/05 – Tecnologia e produção de soja e milho
23/05 - Mercado de grãos: fundamentos, situação atual e perspectivas
30/05 - Gestão estratégica da produção de grãos com o uso dos mercados futuros e de opções
20/06 - Teoria e gestão de custos no mercado de grãos
27/06 - Custos de produção e análise de viabilidade de projetos

 Fonte: Pecege/EsalqFoto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo