Néctares devem conter no mínimo 40% de suco de fruta a partir deste mês

Novas regras do Ministério da Agricultura incluem a obrigatoriedade de informar no rótulo os percentuais de ingredientes de bebidas não alcoólicas

Fabricantes de bebidas devem aumentar a quantidade mínima de suco de fruta nos néctares de uva e laranja a partir deste mês. Pela nova regra, que entra em vigor no próximo dia 31, o percentual passa de 30% para 40%, chegando a 50% a partir de 31 de janeiro de 2016.

A mudança, além de ser uma resposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aos pedidos de produtores de frutas, é uma adaptação dos padrões brasileiros à legislação internacional expressa no Codex Alimentarius (Código Alimentar), documento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O Brasil é signatário do código e autor do capítulo sobre néctares.

“Quem ganha com isso é o consumidor, que terá uma bebida com mais conteúdo de fruta, mais autêntica, original e com menos mistura. O impacto também será positivo na cadeia produtiva, com uma demanda maior de variedades de uvas híbridas e americanas”, avalia o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Paviani.

Conforme a pesquisadora Caroline Dani, o aumento no percentual de suco de fruta nos néctares trará benefícios à saúde. “Quanto mais suco, mais polifenóis estarão presentes neste produto. Estes compostos estão presentes nas frutas e seus derivados e proporcionam benefícios a quem os ingere. No caso da uva, um desses polifenóis é o resveratrol, encontrado principalmente na casca e na semente”, salienta a doutora em Biomedicina e estudiosa do suco de uva brasileiro.

Desde o mês de dezembro de 2014, o consumidor já pode perceber algumas diferenças nas embalagens. As novas regras do Mapa também determinam a obrigatoriedade de informar os percentuais de ingredientes nos rótulos de bebidas não alcoólicas. O objetivo é tornar clara a quantidade de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta presentes nos produtos.

Entenda as diferenças:

Suco 100% integral: 100% uva, sem adição de água e açúcar na sua concentração natural

Suco 100%: 100% uva, sem adição de corantes ou aromatizantes, reconstituído com adição de água

Bebida/Refresco: 30% de fruta, diluído em água, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente

Néctar: a partir de 40% de uva, diluído em água e adoçado

Em pó: pode não conter uva em sua composição

Foto: Cassiano Farina/Ibravin

Postagens mais visitadas