Parceria do Mapa promove o desenvolvimento da tecnologia cafeeira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou convênio com a Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (FunProcafé) para o Programa de Difusão e Transferência de Tecnologia Cafeeira entre 2014 e 2015. 

O projeto prevê a realização de congressos de pesquisas cafeeiras; cursos de atualização em cafeicultura; dias de campo; folhas técnicas e atendimento a consultas, além da implantação de campos de demonstração de novas variedades de café. 

A parceria financeira e institucional do Mapa, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) tem como objetivo transferir as tecnologias de pronta aplicação para as lavouras de café, com ênfase especial na cafeicultura do Estado de Minas Gerais e na cooperação com Cooperativas e Associações de produtores no Estado.

Outro objetivo é a transferência de tecnologia para a implantação de campos de novas cultivares de café, visando tornar conhecidas as variedades mais produtivas e adaptadas às diferentes condições ambientais. Também será elaborado material de suporte, publicado na internet, assim como será mantido um sistema de atendimento a consultas para ajudar na solução de problemas observados no campo por técnicos de equipes, também via internet.

“O convênio vai colaborar para a inserção dos produtores no mercado, geração de renda e empregos. Os objetivos de difusão de tecnologias cafeeiras se enquadram na política agrícola do Mapa de tornar as atividades agrícolas mais rentáveis e competitivas”, explicou a Secretária de Produção de Agroenergia do Mapa, Cleide Laia. O convênio terá vigência até dezembro de 2015.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo

Postagens mais visitadas