Mais uma cultivar de girassol no mercado

BRS 390, é o nome da mais nova cultivar híbrida de girassol que a Embrapa lançou este ano e está recomendando para o plantio em sete estados, incluindo o Piauí e o Maranhão, além do Distrito Federal. 

A produtividade média dela em grãos alcançou, nas pesquisas realizadas no Meio-Norte, 2,4 toneladas por hectare. A média nacional é de 1,5 tonelada por hectare. No mundo, a média chega apenas a 1,3 tonelada por hectare.

O teor de óleo da BRS 390, também nas condições de clima e solo dos estados do Piauí e Maranhão, variou de 36,9 por cento a 50,8 por cento, segundo o estudo feito pelo pesquisador José Lopes Ribeiro, da Embrapa Meio-Norte. O rendimento de óleo alcançou uma tonelada por hectare. O mesmo resultado, de acordo com a pesquisa, foi atingido na produção de torta para alimentação animal.

A época de plantio de girassol na região meio-Norte do Brasil varia entre as mesorregiões. No Sudoeste do Piauí, onde se concentra a área de cerrado, a semeadura, de acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve ser feita entre os meses de janeiro e fevereiro. Já nas regiões Sul e Leste do Maranhão, a indicação de plantio é para o período de janeiro a março.

A BRS 390 é recomendada para os estados de Goiás, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Em 2013, a Embrapa Soja, instalada em Londrina, no Paraná, desenvolveu e lançou três cultivares de girassol para os mesmos estados. 

Já estão disponíveis ao mercado a variedade Embrapa 122 e as híbridas BRS 323 e BRS387. Elas apresentam praticamente as mesmas características de produtividade da BRS 390.

As sementes certificadas podem ser adquiridas com a Embrapa Produtos e Mercado, no escritório do município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O endereço é o seguinte: BR 163, quilômetro 06, trecho Dourados – Caparaó, Caixa Postal 661, cep 79804-970, O telefone é 67 3425-5165. O e-mail é spm.edou@embrapa.br.

O girassol é uma oleaginosa com características importantes e de fácil adaptação a todas regiões do Brasil. A cultura é tolerante ao estresse hídrico, ao calor e às baixas temperaturas. 

Além disso, o girassol é uma boa opção para o cultivo rotacionado, conhecido como safrinha. O óleo extraído da semente dele é muito valorizado no mercado, chegando a atingir o valor de R$ 7, 00 o litro.

O farelo que surge após a extração do óleo, é transformado em torta para alimentação animal. Na safra 2013/2014, o Brasil produziu quase 233 mil toneladas de grãos. Os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais foram os maiores produzidos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Fonte: Fernando Sinimbu/Meio-Norte 
Foto: Fernando Sinimbu