Inmet celebra 105 anos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemora seu 105º aniversário nesta terça-feira, 18 de novembro, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, na abertura. 

Em seguida, haverá duas palestras e mensagens de reconhecimento enviadas em vídeo pelo Presidente e pelo Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O evento será realizado no Auditório Adalberto Serra, localizado na sede do Instituto, em Brasília, e contará com a presença de autoridades do Ministério da Agricultura e de representantes de várias instituições parceiras.

O diretor do Inmet, Antonio Divino Moura, fará uma apresentação sobre o Status do Projeto de Recuperação de Dados Meteorológicos Históricos, cerca de 12 milhões de registros que constituem o patrimônio da memória do clima do Brasil. Em seguida, o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica abordará o tema Previsão do tempo e de clima sazonal – estado atual da modelagem e sua operacionalidade.

Em sua mensagem, o presidente da OMM, David Grimmes, dará ênfase ao envolvimento do Inmet com alguns programas daquela Organização, como o Centro Mundial de Sistema de Informação (GISC-Brasília), o único designado pela OMM na América do Sul, em fase de implantação no Instituto. 

Este centro e o GISC-Washington garantem a conectividade das comunidades meteorológicas das Américas com outras partes do mundo. “Alcançar isto requer significativos investimentos em infraestrutura computacional de alto desempenho e ciências, bem como um forte compromisso para apoiar outros países nos seus respectivos fornecimentos de previsões e alertas. Os esforços do INMET devem ser aplaudidos,” avaliará Grimmes.

Michel Jarraud, secretário geral da OMM, mencionará que o Inmet está trabalhando ativamente com aquela Organização no estabelecimento de outras importantes iniciativas, como o Sistema Integrado de Observações Mundiais e o Marco Mundial para Serviços Climáticos.

As principais realizações do Inmet nos últimos cinco anos estão contidas em uma revista, edição especial do 105º aniversário do Instituto, que deverá ser distribuída aos participantes do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Inmet
Foto: Divulgação