Feira Internacional do café reúne agricultores familiares em Belo Horizonte

O famoso café que faz parte da cultura nacional e é apreciado no mundo inteiro é a grande atração de evento que começa hoje (15), em Belo Horizonte (MG). 

O 9ª Espaço Café Brasil - Feira Internacional do Café, que vai até dia 18, contará com a participação da cafeicultura familiar. Durante os quatro dias do evento, os visitantes vão conhecer o potencial de produtos tipicamente brasileiros.

O espaço exclusivo para agricultores familiares, chamado Espaço Brasil Rural Contemporâneo – Café, tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Em uma área de 120 m², sete empreendimentos da cafeicultura familiar dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo vão expor os produtos aos visitantes. Eles representam mais de 10 mil famílias.

O Espaço é considerado um dos maiores eventos para a promoção de negócios do mercado de cafés. Participam agricultores, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, donos de cafeterias, empresários, baristas e consumidores.

Além da oportunidade de vender e fazer negócios, as cooperativas e associações selecionadas levaram uma amostra do melhor lote de café arábica e/ou conilon para ser avaliada na sala oficial do evento na quinta-feira (18).

Participação
A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé), de Minas Gerais, participa pela segunda vez do evento, com amostras de café arábica. São aproximadamente seis mil cooperados, sendo 95% agricultores familiares. Por ano, são produzidos 1,2 milhão de sacas de café arábica de 60 quilos e cinco mil sacas de café conilon de 60 quilos.
Criada em 1979, a cooperativa vende o café em grão cru para empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, além de exportar para Alemanha, Suíça, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Estados Unidos.
De acordo com o diretor presidente da cooperativa, Fernando Romeiro de Cerqueira, a expectativa é de ampliar a rede de contatos. “Estamos em uma região que se destaca com relação à produtividade, qualidade e trabalho cooperativo. Desenvolvemos trabalhos técnicos e buscamos as melhores condições de comercialização para nossos produtores rurais, pois nossa região depende da agricultura familiar”.
Cooperativas e associações que participam do Espaço Brasil Rural Contemporâneo – Café:
•    Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) / Poço Fundo (MG) – café arábica e café arábica orgânico, café orgânico torrado e moído, café orgânico expresso.
•    Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (COOCAFÉ) / Lajinha (MG) – café arábica e café conilon.
•    Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (APROD) / Divinolândia (SP) – café arábica.
•    Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (CAFESUL) / Muqui (ES) – café conilon/robusta.
•    Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (COOABRIEL) / São Gabriel da Palha (ES) – café conilon.
•    Cooperativa de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (COOPASV) / Santana da Vargem (MG) – café arábica, café em grão torrado e moído.
•    Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (ASSCOSTAS) / Boa Esperança (MG) – café arábica, café torrado e moído e café torrado em grão.
Serviço

9ª Espaço Café Brasil
Data: 15 a 18 de setembro
Hora: das 12h às 20h
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6.030 – Gameleira – Belo Horizonte – MG

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Postagens mais visitadas