Comprar laranjas online? Saiba mais sobre essa ideia

Paulo Palma Beraldo

Hoje o assunto é a modernidade na agropecuária. Comprar TVs, livros, celulares já é passado na Internet.

Roupas, tênis, bolsas e sapatos também já não é estranho. 


Mas... que tal comprar laranjas? Essa foi a ideia da advogada Alessandra Sodré, proprietária e criadora da loja Laranjas Online

Tudo começou quando ela percebeu que havia muito desperdício durante a colheita. Frutas que seriam perdidas, já que a indústria não as aproveitaria. Entenda mais sobre essa história na conversa abaixo. 

Em que momento você percebeu que investir no comércio online de laranjas seria uma boa ideia? 
No ano de 2012 começou a crise da laranja. E em um final de semana enquanto caminhava pela fazenda vi grande quantidade de laranjas que haviam sido dispensadas pela indústria caindo dos pés, perdidas. 

Laranja que não poderia ser doada e que não havia o que fazer. Cheguei em casa pensando: não posso deixar que isso aconteça novamente, preciso tentar ajudar a fazenda a resolver este grande problema que temos, a dependência exclusiva na indústria.


Como funciona a logística da entrega das laranjas? 
A logística é simples. Dividimos a cidade de São Paulo por bairros. Atendemos determinados bairros em diferentes dias da semana.

Exemplo: Morumbi e regiões atendemos as segundas e quintas-feiras. Pompeia, Perdizes, Sumaré, as sextas-feiras. Jardins e Itaim Bibi as terças e sextas-feiras. 
Alphaville e regiões, além de Sorocaba as quartas-feiras, e assim por diante.

Existem planos para ampliar o alcance da distribuição? 
Temos sim planos para expandir nossas áreas de atendimentos. Estamos agora desenvolvendo o pagamento online, o que facilitará bastante tanto a nossa vida quanto a dos consumidores. E também nos dará a chance de atender mais áreas e agilizar o nosso serviço.

De lá para cá, de que forma o Laranjas Online alterou o seu dia-a-dia? 
O Laranjas Online me dá a facilidade de trabalhar de casa. Vou algumas vezes para a fazenda quando preciso, hoje em dia bem menos do que quando comecei. 

Tenho em meu escritório pessoas que me ajudam, os entregadores que hoje cuidam de todas as entregas. Mas quando comecei esse trabalho era feito por mim. 

Fazenda São Pedro, localizada em Sorocaba-SP, conta com pomar de 150 mil pés de laranja das variedades Hamlim, Pêra-Rio, Rubi, Valência e Natal. Foto: Laranjasonline/Divulgação
Quais as principais diferenças entre o método de cultivo de laranjas orgânicas e o convencional? 
O que muda é a forma em que a laranja é tratada, a laranja convencional sofre tratamento químico enquanto a convencional é tratada com adubos orgânicos.

Algumas pessoas dizem que estabelecer um comércio na Internet é como em um deserto: é necessário aparecer, caso contrário poucos vão encontrar o seu negócio. Como foi o processo para que o Laranjas Online se tornasse conhecido e você atingisse seu público de interesse? 
Começamos em um site de vendas, um golpe de sorte conseguimos atingir um grupo de pessoas bem legais, pessoas que divulgaram o nosso negócio para amigos e familiares (vulgo boca a boca). 

Isso sempre nos ajudou muito. Hoje, após 2 anos, vamos fazer tentar fazer o nosso primeiro marketing em sites como Facebook e Google.

Em média quantos clientes você atende por semana e quais são os pacotes mais pedidos? Tem planos para aumentar o número de clientes? 
Em média atendemos 200 clientes semanais, com sacos variando de 5 e 10kg. Estes são os mais pedidos. O maior, 20kg geralmente atende mais restaurantes e pequenos mercados.
Temos sim planos, assim que estabelecermos nosso pagamento online, o que no momento nos faz muita falta.

Postagens mais visitadas