Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar tem curso online

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abre, na segunda-feira (18/08), inscrições para 600 vagas do curso “Apoio à Implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) nos Territórios”. 

O objetivo é capacitar online agentes políticos e representantes da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar.

As inscrições vão até 05 de setembro e serão realizadas pelo site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O público-alvo inclui gestores e servidores públicos, profissionais do ensino, representantes de organizações da sociedade civil e lideranças de movimento de campo. O curso terá carga horária de 60 horas e será realizado de setembro a novembro de 2014.

REQUISITOS

Para o preenchimento das vagas, é necessário que o candidato tenha formação em curso superior, possua experiência na área e tenha o apoio da instituição onde atua. Os alunos serão capacitados para realizar o diagnóstico socioambiental de seu território e trabalhar estratégias pedagógicas.

“Os dois primeiros cursos oferecidos na nova plataforma do MMA obtiveram mais de 22 mil inscritos, o que demonstra a grande demanda existente na sociedade por capacitação na área ambiental” destaca a diretora substituta de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão. Ela explica que, neste curso, optou-se por realizá-lo com tutoria e com critérios para a seleção dos participantes, visando assegurar a qualidade do processo educativo de modo que o curso promova intervenções locais.

PROGRAMA

O principal objetivo do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. O programa possui cinco linhas de ação estratégicas. Esse curso está relacionado à Linha 3,  que trata do “Apoio a processos educativos presenciais e à distância”. 

O curso faz parte do projeto de cooperação técnica firmado entre o MMA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Parceria que permitiu a realização de consultorias que auxiliaram a equipe do Ministério na elaboração de conteúdos, inclusive para o ambiente virtual.

Fonte: Tinna Oliveira/Ministério do Meio Ambiente

Foto: Bruna Nogueira