Começa hoje a maior feira de agricultura familiar do país

Durante os três dias da 11ª Agrifam - Feira da Agricultura Familiar - acontece uma série de palestras, com uma programação variada e que tem como objetivo informar, debater e atualizar os conhecimentos dos agricultores sobre os temas mais atuais da agricultura paulista e brasileira.

A maioria das palestras ocorre no auditório geral localizado no corredor central da Feira, com capacidade para cerca de 100 pessoas. Este ano mais um espaço contará com palestras, no estande do Sebrae, que é patrocinador da Agrifam. 

Os temas deste ano abrangem o Cadastro Ambiental Rural, Agricultura de Precisão, Piscicultura, Associativismo, Cooperativismo, Políticas Públicas, Comercialização da Agricultura Familiar no Mercado Varejista, e Produção Integrada de Alimentos. Na tarde do dia 1º, às 14h30, haverá um debate sobre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Os horários de realização serão das 9h30 até às 15h30. Não há necessidade de inscrições, basta estar no local no horário da realização. A Rádio Agrifam estará anunciando a programação de palestras do dia e alertando sobre seu início. Um folder com a programação será distribuído na Feira.

Com uma programação variada as palestras servem não só para os trabalhadores e agricultores rurais, mas também para técnicos, engenheiros e demais envolvidos com a atividade rural.

Na Agrifam também será demonstrada a versão do software Gotas, disponível para dispositivos móveis. Desenvolvido em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), o Gotas é um programa de computador que analisa a deposição de agrotóxicos e ajuda o produtor a calibrar os equipamentos de pulverização. O procedimento visa à aplicação correta de defensivos agrícolas na lavoura, evitando o desperdício.

Outra novidade é a atualização do sistema Agritempo, que, via internet, dá acesso a informações meteorológicas e agrometeorológicas de todos os municípios brasileiros. A nova versão apresenta recursos que melhoram a visualização do sistema e usa ferramentas de WebGis, que possibilitam a geração personalizada de mapas de previsão e monitoramento, além de gráficos de dados históricos climáticos, que podem ser obtidos de acordo com critérios selecionados pelo usuário, como período e região desejada.

Poupa Tempo Rural 
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estará presente na edição 2014 da Agrifam - Feira de Agricultura Familiar. A abertura oficial, agendada para às 10 horas, contará com a presença da secretária Mônika Bergamaschi.
  
A SAA leva para seu estande os serviços técnicos direcionados aos pequenos e médios agricultores por meio de seus institutos e coordenadorias, bem como os programas e linhas de crédito disponíveis. Profissionais da Coordenadoria Técnica Integral (Cati), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Agência Paulista de Tecnologia para os Agronegócios (APTA) e institutos relacionados e do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) ficarão à disposição dos visitantes para orientações e consultas gratuitas.



Os visitantes poderão obter informações sobre os mais de 90 serviços técnicos prestados pela unidade móvel do Poupa Tempo Rural. Também terão acesso ao preenchimento do Cadastro Ambiental Rural – CAR.

Devido ao grande sucesso obtido nas edições de 2012 e 2013 da Agrifam - Feira da Agricultura Familiar –, o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) retorna este ano. Visando o desenvolvimento sustentável de pequenas propriedades rurais, o projeto objetiva demonstrar a aplicação de medidas simples que buscam a melhoria dos processos produtivos, reduzindo gastos, aproveitando espaço, bem como, focando a viabilidade econômica do produtor através de práticas ecologicamente corretas.

O Projeto PAIS é uma iniciativa focada no cultivo agroecológico integrado e sustentável que dispensa o uso de medidas danosas ao meio ambiente, pois se baseia em ações que preservam a qualidade do solo, da água e demais energias renováveis. A proposta também é incentivar o associativismo dos produtores e contribuir para atender às necessidades da organização de produção e comercialização. 

A ideia central é formar um ciclo de produção sustentável, possibilitando o melhor aproveitamento dos recursos gerados no local, utilizando ao máximo a biodinâmica da propriedade. 

Desta forma a aplicação favorece uma produção que atenda às políticas públicas do setor, tais como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PPAIS (Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social).

O visitante irá observar o projeto em todas as suas etapas de funcionamento. Será demonstrada a aplicação do projeto, a preparação do solo, seleção de culturas, sistemas de captação e utilização de água para irrigação, o maior reaproveitamento de matéria orgânica, entre outros aspectos. 

Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), destaca que iniciativas como esta são bem vindas, pois “demonstram que muito pode ser feito para a preservação do meio ambiente, mantendo a produção em qualquer tipo de propriedade rural”.

Confira a programação completa de palestras:

No espaço Palestras

Sexta - 01/08/2014
13h30 – Cadastro Ambiental Rural para Pequena Propriedade Rural, com Luís Adriano Alves Pinto, do SEBRAE
14h30 – Debate sobre a Anater

Sábado - 02/08/2014
9h30 – Desafios do Mercado Varejista Para as Pequenas Propriedade, com Luiz Felipe Cavallari, do Sebrae
10h30 – Agricultura de Precisão para Agricultura Familiar, com Ricardo Inamasu, da Embrapa
13h30 – CAR - Cadastro Ambiental Rural, com Caroline Vigo Coguetto, da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
14h30 – Quer Constituir uma Coperativa e não Sabe Como? O SESCOOP/SP tem o Programa Ideal para Você!, com Hugo de Castro e Andrade, do Sescoop/SP

Domingo - 03/08/2014
9h30 – Políticas Públicas, a confirmar
10h30 – Sistema Integrado de Produção de Alimentos – Sisteminha Embrapa, com Valdemir Queiroz de Oliveira, da Embrapa
13h30 – Associativismo e Cooperativismo, com Guilherme Santos e Campos, do Sebrae
14h30 – Monitoramento Técnico e Econômico em Pisciculturas Familiares, com Manoel Xavier Pedroza Filho, da Embrapa

No estande Sebrae

Sexta - 01/08/2014
14h – Programa Produza Fácil Agricultura
15h – Crédito Rural

Sábado - 02/08/2014
10h – Crédito Rural
13h30 – Programa Produza Fácil Agricultura
14h30 – Compras Públicas
15h30 – Programa Produza Fácil Agricultura

Domingo – 03/08/2014
11h –Programa Produza Fácil Agricultura
14h30 – Programa Produza Fácil Agricultura

Fonte: Giuliano Martins/Fetaesp
Foto: Divulgação