"Um invento que mudou a minha vida"


Texto e fotos: Paulo Palma Beraldo

Há seis anos, o técnico em eletrônica Jorge Jeferson Montalvão estava desempregado. Fazia bicos de instalação elétrica em propriedades rurais. Na época, ele percebeu um problema. E o transformou em oportunidade. 

- Comecei a observar vários reservatórios de água transbordando por não terem sistema de automação para ligar e desligar a bomba. Principalmente quando o painel de comando da bomba era distante da caixa d'água do reservatório - relembra ele.

Então, Jorge desenvolveu um rádio transmissor e um rádio receptor. Um rádio transmissor ligado a uma boia de nível dá sinal para outro com até 10km de distância para ligar e desligar a bomba.

- Quando o nível de água está baixo, o rádio transmissor envia um sinal para o rádio receptor instalado no painel da bomba. Com isso, ele é acionado. Já quando o nível da água fica alto, o mesmo processo é feito para desligar o sistema - explica Jorge. 

A ideia facilitou a vida de muitos produtores rurais e tem alterado até a forma de trabalhar de grandes empresas. 

Como começou? 
- Quando tive essa ideia, participei da feira, em 2012. Apresentei o meu equipamento que estou chamando de chave boia sem fio. De lá para cá abri a empresa e hoje vendemos nosso produto para o Brasil inteiro. 

Naquele ano, a chave boia sem fio foi escolhida como um dos três melhores inventos da feira. Jorge costuma dizer: um simples invento rural virou um grande negócio. Acredita tanto nisso que tem um cartaz em seu estande na Agrifam 2014 com essa frase. 

- Mudou minha vida. O fato de eu ter ganho esse prêmio (terceiro lugar) como inventor rural me deu a certeza de que a minha ideia seria aceita. 




A empresa já comercializou mais de 1.000 equipamentos, inclusive para grandes empresas como Sabesp e Petrobras. Usinas hidrelétricas também estão usando os rádios para abrir e fechar comportas a longas distâncias. 

O inventor projeta iniciar exportação a partir do ano de 2015 e para até dezembro lançará uma mesa de acionamento de fogos de artifício usando comando de rádio. 

A chave boia sem fio custa de 300 a 2500 reais. O valor depende da distância de alcance desejada, que vai até 10.000 metros. 



Postagens mais visitadas